A transformação digital da velha contabilidade

06/05/2022 às 11:02:37 • 6 min de leitura
A transformação digital da velha contabilidade
Neste artigo, falaremos sobre a transformação digital e como ela impacta em nosso dia a dia. Para ajudar no entendimento, vou citar um filme que estava assistindo pela sétima vez o filme "Um Lugar Chamado Notting Hill". Um belo filme e nesse período de poucas atrações ou lugares para se visitar é uma ótima pedida disponível na Netflix.

Esse filme é de 1999, 21 anos decorreram desde seu lançamento. Para quem não conhece a história ela se passa em Londres, Notting Hill, e mostra o romance que ocorre entre uma estrela do cinema americano e um simples dono de uma banca de livros para viagem. Um relacionamento quase impossível mesmo para os dias atuais, mas naquela época tinha alguns agravantes a serem superados, que hoje seriam muito facilitados pela tecnologia.

Em um certo momento do filme, o ator principal pergunta ao amigo se não havia nenhum recado e ele diz que não. Só depois de uma semana é que seu amigo, de intelecto diminuto, lembra de avisar que, na verdade, havia sim um recado. Vejam bem, recado anotado por meio de um aparelho revolucionário, o telefone. Não o telefone celular, mas aquele que fica sobre uma mesa, fixo.

Imaginemos como seria isso hoje com as redes sociais e as várias plataformas de comunicação instantâneas. Certamente nosso herói teria melhores chances e não perderia a mocinha por falta de comunicação.

O telefone celular é uma revolução tecnológica absurda, qualquer marca que nossos filhos usam hoje tem mais tecnologia que o computador que levou o homem à lua. Qualquer menino de 15 anos tem mais acesso a informações que John F. Kennedy tinha quando era presidente dos EUA.

Se tem acesso a tudo por meio de um telefone celular ou Smartphone. Já estamos habituados a pedir comida pelo celular, acessar o banco, pagar contas, fazer transferências de valores, compras on-line, ver a previsão do tempo, agendar compromissos, ouvir músicas, chamar um Uber, alugar uma casa e também nos comunicarmos pelas diversas plataformas digitais. Ainda podemos ter acesso à Netflix e assistir no conforto de casa, um filme produzido há duas décadas. Percebam que as locadoras deixaram de existir, mas o filme continua lá.

Essa transformação digital pegou todos nós, independentemente da idade, todos estão conectados 24 horas por dia. É fácil prever que tudo o que fazemos hoje será tocado pela tecnologia e essa tecnologia será acessível pelo telefone celular.
A Contabilidade é uma ciência muito antiga, que já foi feita de modo escrito manual, depois com o auxílio de máquinas de escrever, calculadoras e por fim por meio de modernos computadores. Porém, engana-se quem pensa que parou por aqui, não mesmo! A velha contabilidade também está sendo fortemente afetada pela transformação digital, aliás, continua sendo afetada e estamos vivendo o momento onde ela também poderá ser feita pelo Smartphone.

Logo ali na frente, não será necessário um computador, mas um telefone celular e você poderá ter sua contabilidade na palma da mão. Tão simples quanto alugar um filme, pedir uma pizza, é fazer a contabilidade da sua empresa utilizando o telefone celular.

Isso tudo já existe, mas não é tão popular quanto usar o banco via celular ou fazer uma compra on-line porque ainda estamos presos no velho modelo, onde o empresário se dirige ao contador, tal qual um fiel vai até a igreja para falar com o padre. Ainda confia na palavra daquele profissional cuja presença lhe conforta.

Mas não é a presença que garante a confiança. A contabilidade está fincada em regras muito rígidas e obrigações com o governo que estão disponíveis a todos em suas plataformas digitais. Desta forma, atender às obrigações com o fisco e ter a segurança que está em dia com o leão, não depende de um contador tradicional e sim das fiscalizações de órgãos como a Receita Federal, por exemplo.

As plataformas digitais fazem um excelente trabalho, com a vantagem de o preço ser bem menor. É possível ter uma contabilidade de primeiríssima qualidade, acessando o seu contador pelo smartphone, pagando um quinto do valor que um contador tradicional cobraria.

Esse novo mercado da contabilidade está crescendo rapidamente e só não vai mais rápido porque ainda há um costume de olhar o contador nos olhos e sentar à sua frente, mas isso está mudando. A pandemia veio para nos mostrar que aquilo que não for digital não se sustenta no futuro. A contabilidade será assim e já está andando a passos largos. 

Um exemplo fácil é a própria Razonet. Somos uma contabilidade digital que cumpre todas as obrigações de um contador tradicional, porém, contamos com a ajuda de sistemas de informação que trazem maior segurança de que as demonstrações contábeis estão corretas, de que os cálculos são exatos e de que as obrigações ao fisco são transmitidas.

Clique aqui para saber mais sobre a Razonet ou fale com um dos nossos especialistas

Valdenir Menegat
Co-fundador da Razonet

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.