8 Termos para Empreendedores de E-commerce

09/05/2024 às 00:00:00 • 06 minutos
8 Termos para Empreendedores de E-commerce
Quando iniciamos uma nova jornada, muitas coisas são novidades. Ao empreender não é diferente. Ao longo do processo da abertura da empresa e do planejamento, é inevitável se deparar com alguns termos que não fazemos ideia do que significam. 

Por isso, hoje nós vamos te explicar 8 termos muito utilizados por empreendedores que estão pensando em gerir um e-commerce. Esperamos que após esse conteúdo, você fique mais familiarizado com o assunto!


Site:

Um site são páginas da web interligadas para serem acessadas através de um navegador web ou aplicativos específicos. Geralmente, possui textos, imagens, vídeos e links para outras páginas relacionadas.

No e-commerce são muito utilizados para a venda de produtos ou serviços online. Eles variam conforme o segmento, o porte, a oferta e a identidade visual da empresa.


Marketplace:

Um Marketplace é uma plataforma online, onde múltiplos vendedores podem listar, divulgar e vender seus produtos ou serviços. Ele é o intermediador entre o vendedor e o comprador, garantindo transações mais facilitadas. 

Provavelmente você já ouviu falar ou utilizou alguns, como, por exemplo, a Amazon, Shopee, Mercado Livre, Google Shopping, Magazine Luiza, entre outros.


Dropshipping:

Modelo de negócio em que o varejista não mantém estoque de produtos. Como assim? Ele compra de um terceiro - geralmente um atacadista ou fabricante - e envia diretamente para o cliente, tornando o fornecedor responsável pelo envio e entrega da mercadoria. Você pode utilizar um Marketplace para empreender dessa forma.


Taxa de abandono de carrinho:

Uma métrica que mede a quantidade de visitantes no seu e-commerce, que adicionam produtos ao carrinho de compras, mas não realizam o pagamento. Ajuda a compreender a eficácia do processo de checkout e identificar possíveis áreas de melhorias, como problemas técnicos, custos inesperados etc.


Cross-selling e Up-selling:

Técnicas de vendas utilizadas por empresas para aumentar o valor de compra do cliente, mas são implementadas de maneiras diferentes. Enquanto a Cross-selling (venda cruzada) oferece produtos adicionais ou complementares ao que os clientes estão colocando no carrinho, a Up-selling (venda adicional) busca persuadir o consumidor a comprar uma versão mais cara ou premium do produto que está interessado.


Gateways de pagamento

Gateways de pagamento são serviços que facilitam a transferência de informações de pagamento entre um cliente/comprador e um comerciante/vendedor durante uma transação online. Garantem que as informações financeiras do cliente sejam protegidas e as transações concluídas com segurança.

Os gateways de pagamento processam informações de cartão de crédito, utilizam tecnologia de criptografia para proteger dados sensíveis, oferecem métodos de autenticação para reduzir fraudes e muito mais.


Frete grátis

Oferta de entrega gratuita de produtos aos clientes. Muitas vezes está condicionado a alguns critérios, como valor mínimo de compra. Por exemplo: “Frete grátis para compras acima de R$200” ou “Frete grátis para Sul e Sudeste”. É preciso analisar se é possível aplicar às estratégias do seu negócio.


SEO (Search Engine Optimization): 

Em português, conhecido como “otimização de mecanismos de buscas”, é o conjunto de técnicas usadas entre conteúdo da página online, tecnologia e argumentos de autoridade, para alcançar bom posicionamento nas buscas do Google ou outros buscadores, gerando tráfego orgânico, ao invés de pago.

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