8 Formas de Reduzir a Inadimplência no seu Negócio

13/06/2023 às 00:00:00 • 08 minutos
8 Formas de Reduzir a Inadimplência no seu Negócio
Infelizmente, lidar com clientes inadimplentes é um problema muito comum no Brasil e costuma assustar a maioria dos empreendedores. Afinal, as empresas contam com o dinheiro das vendas e/ou das prestações de serviços para se manterem funcionando. Por isso, é essencial encontrar formas de reduzir este mal.

De acordo com o Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas do Serasa de março de 2023, há mais de 70 milhões de brasileiros inadimplentes. Cada pessoa deve, em média, R$ 4.731,62 e, no total, há mais de R$ 334 bilhões em dívidas no Brasil.

Os números não são baixos e podem causar sérios impactos negativos, principalmente nas micro e pequenas empresas. 

Portanto, se você tem clientes inadimplentes e quer mudar esse cenário o quanto antes, confira a seguir as 8 dicas certeiras que eu separei para reduzir a inadimplência do seu negócio e garantir que seus clientes sejam bons pagadores!


1. Análises de crédito 

A grande realidade é que muitas pessoas compram a prazo sem ter certeza de que poderão pagar. Ou fazem escolhas incompatíveis com a renda que têm. Por isso, uma hora ou outra, acabam caindo na inadimplência. 

E como não dá para reconhecer os clientes que podem (ou não) pagar, faça sempre uma análise aprofundada antes de oferecer crédito. 

Dessa forma, a sua empresa terá acesso a informações básicas sobre a situação financeira, o histórico de crédito e as condições que cada cliente tem de arcar com a dívida.


2. Envie lembretes

Certamente, o “esquecimento” não é a principal causa da inadimplência. Portanto, pequenas atitudes como essa podem fazer com que o cliente se lembre da dívida com mais frequência. 

O ideal é não exagerar na quantidade de lembretes para não causar mal-estar entre a empresa e o consumidor. Contudo, você pode lembrá-lo alguns dias antes de vencer, no dia do vencimento e depois que passar do prazo.

Para facilitar o gerenciamento, existem ferramentas que enviam essas mensagens automaticamente por SMS, e-mail ou WhatsApp.


3. Fale das consequências antes de o atraso acontecer 

Outra dica muito importante que serve como prevenção de inadimplência é o destaque das consequências. E isso precisa ser dito no momento de fechar o negócio, mesmo que de forma sutil. 

Deixe todas as informações claras: data de vencimento, multa, juros, possibilidade de bloqueio do serviço, inscrição do nome no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e no Serasa e todas as outras implicações que a falta de pagamento pode gerar.

Mas lembre-se de deixar tudo isso claro antes de o cliente atrasar. Assim, ele se sentirá mais “motivado” a manter os pagamentos em dia.


4. Comece a cobrar a partir do 3º dia de atraso 

É isso mesmo! Não espere muitos dias para cobrar, na esperança de que o cliente ainda possa pagar. Com certeza, ele ainda pode, mas se você deixar de lado, certamente, as chances vão diminuir bastante. 

Pense que uma pessoa tem duas dívidas pendentes, a X e a Y. O credor da dívida X está sempre cobrando o pagamento, enquanto o da dívida Y nem toca no assunto. Qual dos dois credores têm mais chances de receber primeiro? Eu posso arriscar que é o X.

Não precisa ser chato, mas também não finja que nada está acontecendo. Depois do 3º dia de atraso, comece a fazer cobranças recorrentes para resolver o problema da melhor forma possível.


5. Ofereça um atendimento empático 

Precisamos ser sinceros: nem todo mundo fica inadimplente porque quer, não é? Imprevistos podem acontecer com qualquer um. 

Atraso no salário, problemas de saúde, crises familiares... Há uma série de coisas que podem causar o atraso da dívida. Por isso, prepare a sua equipe para oferecer um atendimento empático.

Claro que a ideia não é ignorar as dívidas. É oferecer alternativas adequadas para cada situação. Além de ser uma forma de reduzir a inadimplência, também ajuda na fidelização dos clientes, que se sentirão mais acolhidos.


6. Possibilite a negociação das dívidas 

Flexibilidade é uma característica essencial para lidar adequadamente com um consumidor inadimplente. Até porque, ele não encontrará dinheiro de uma hora para outra só porque você está cobrando insistentemente.

Portanto, no momento da cobrança, esteja aberto a negociar os valores, a forma de pagamento e os prazos de uma forma positiva para ambos os lados. Para não negociar no “escuro”, conheça bem o seu cliente antes de entrar em contato.

E, caso sinta necessidade, você pode contratar empresas especializadas em cobranças, pois elas já têm experiência com esse tipo de situação.


7. Estimule compras à vista 

Já ouviu o ditado: “É melhor prevenir do que remediar”? Pois é! Ele cabe bem em situações como essa.

Uma das melhores formas de reduzir a inadimplência é estimulando as compras à vista, seja com percentuais de descontos, cupons ou brindes. 

Certamente, dependendo do valor do produto ou do serviço prestado, alguns clientes não conseguem pagar de uma só vez, mas não custa nada incentivá-los. Além disso, você também pode diversificar as formas de pagamento oferecidas, como PIX, links de pagamento, carteiras digitais, cartões, boleto etc.


8. Dê benefícios a bons pagadores 

Por fim, você ainda pode oferecer vantagens e pequenos “mimos” para os clientes que pagarem as parcelas em dia ou antes do vencimento. Pode parecer um custo a mais, porém, se colocar na ponta do lápis, perceberá que um cliente inadimplente gera bem mais gastos.

E, claro, não precisa ser nada que resulte em grandes custos. Pequenos benefícios, como: desconto na próxima compra, cupom de aniversário, brindes personalizados, pontos para um programa de fidelização e sorteios são boas ideias.

Há uma série de ideias baratas e simples de colocar em prática. O importante é motivar os seus clientes a manterem as contas em dia e evitar atrasos.

Gostou das dicas? Confira outros materiais exclusivos para empreendedores no Blog da Razonet! E se tiver qualquer dúvida, sinta-se à vontade para falar com um especialista do nosso time. Será um prazer te ajudar! :)

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