8 Dicas de Planejamento (Indispensáveis) Para Pequenas Empresas

12/12/2022 às 00:00:00 • 10 minutos
8 Dicas de Planejamento (Indispensáveis) Para Pequenas Empresas
“Pra quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve.”

Eu poderia apostar que você já leu ou ouviu essa frase em algum lugar. Apesar de ser dita pelo Gato Sorridente de Alice no País das Maravilhas, o mundo dos negócios se apropriou dela para ilustrar a importância de um bom planejamento.

E quando o assunto é gerir uma empresa eu tenho certeza que não existe um empreendedor sequer, que não deseja crescer e fazer sua empresa atingir novos patamares. Da mesma forma, ainda não inventaram uma forma de chegar ao tesouro sem um mapa.

Antes de qualquer planejamento é preciso ter duas coisas muito bem definidas:

1. Onde estou
2. Onde quero chegar


O planejamento anual é o mapa que te permitirá chegar ao objetivo mais rapidamente, mesmo que o caminho seja longo. E esse é justamente o nosso assunto de hoje.

É normal que alguns donos de pequenos negócios pensem coisas como: 
  • Minha empresa é pequena, não precisa disso
  • Isso só funciona para grandes negócios
  • Não adianta planejar se eu não poderei cumprir
  • Ah, isso deve demorar muito
Se você se identificou com alguma dessas frases, fique calmo. Depois desse artigo você vai perceber que fazer um bom planejamento não é nenhum monstro de sete cabeças, e pode render grandes resultados para a sua empresa.

Geralmente é no fim do ano que as empresas começam a voltar a atenção para o planejamento, pois após o período de festividades já voltamos ao trabalho no início de um novo ano. Esse também é um ótimo momento para refletir sobre as conquistas da empresa e quais metas foram atingidas ou não.

Então me acompanhe nessa conversa para entender de uma vez por todas por onde começar o seu planejamento anual. Ah, e também separei algumas dicas para otimizar esse processo.

Comece Pelo Erro

Se você está em busca de um norte para dar início ao seu planejamento, eu tenho uma sugestão:

Crie uma lista com os objetivos que você traçou para esse ano e avalie quais foram alcançados (e como isso foi feito). No entanto, mais importante do que medir o sucesso, precisamos medir os pontos que precisamos melhorar. E por essa razão eu recomendo que você dê atenção total aos objetivos que NÃO foram alcançados.

COMO ASSIM????

Isso mesmo. Eu sei que focar no “erro” pode ser um pouco contrassenso, mas tem um bom motivo para fazer isso.

Ao listar os objetivos “fracassados” você será capaz de listar também o motivo para isso ter acontecido. Digamos que seu objetivo era dobrar o número de clientes pagantes, mas você não melhorou a estrutura, não anunciou seus produtos/serviços e nem captou mais leads.

Percebe como é fácil prever que o objetivo do exemplo acima dificilmente seria alcançado?

E é exatamente por isso que devemos começar com metas realistas, de forma que possamos fazer o melhor uso das armas que dispomos.

Fácil Acesso

Imagine o seguinte cenário:

Você dedica um tempo a criar o planejamento, conversa com sócios, procura as melhores práticas e cria um projeto do mais alto nível. E durante o ano você não acessa o arquivo para ter o plano sempre em mente.

Isso sim seria perda de tempo. Afinal, de nada serve um plano se você não executá-lo.

Por esse motivo eu recomendo que você crie um arquivo que será visualizado todos os dias, e que o imprima, de preferência.

Eu gosto bastante da ideia de imprimir o planejamento e pendurá-lo em um lugar onde você possa ver todos os dias, assim como os membros da sua equipe. Dessa forma você poderá analisar diariamente se as práticas da empresa estão alinhadas com o plano que foi traçado anteriormente.

Bússola

Ao criar o seu planejamento é importante ter em mente que ele deve trabalhar como uma bússola, e não como uma lei suprema.

Digo isso porque, tão importante quanto planejar, é ter a capacidade de se adaptar aos obstáculos que podem aparecer durante a trajetória.

Recentemente tivemos como exemplo uma pandemia mundial, que além de ser um problema para a população como um todo, também se tornou um grande obstáculo para empresas dos mais variados nichos.

Claro que esse exemplo é uma exceção e lida com algo extremo, mas a ideia aqui é te mostrar que, não importa quão bom seja o seu plano, ninguém pode estar preparado para tudo. E esse é o principal motivo para saber tomar decisões rápidas para conter ameaças ou aproveitar grandes oportunidades.

Números

Ao criar suas metas para o próximo ano torne-as mensuráveis. É importante transformar seus objetivos em números, pois apenas assim você será capaz de avaliar o seu progresso.

É muito nítida a diferença entre:

Quero faturar mais
e
Planejo aumentar meu faturamento em 20%

Percebe a diferença? Ao definir as metas de forma mais clara nós conseguimos criar planos realistas para cumprí-las.

Fragmente

Uma técnica interessante para obter melhores resultados é fragmentar o seu planejamento anual em pedaços menores. Você pode fazer isso, por exemplo, criando pequenas metas a serem atingidas mensalmente.

Dessa forma você terá maior proximidade do plano e será capaz de ajustar as velas conforme o barco navega durante o ano.

Análise

Uma das dicas mais valiosas que eu poderia te dar é: crie uma rotina mensal para avaliar o que foi feito durante o mês e como você deve agir no mês seguinte. Essa prática está diretamente ligada ao tópico acima, e permite que você entenda o que pode ser melhorado.

Objetivos

Faça uma lista com os objetivos para o próximo ano. Você pode preencher de acordo com a realidade do seu negócio.
  • Aumentar o faturamento em x%
  • Aumentar o lucro em x%
  • Reduzir em x% a taxa Churn (clientes que deixam sua empresa)
  • Melhorar o processo de produção
  • Reduzir o desperdício de material em x%
E assim por diante.

Equipes

Outra dica de ouro para facilitar ainda mais o seu planejamento é criá-lo de acordo com cada setor, de forma que você possa ver o todo, mas acompanhar a evolução de cada equipe da sua empresa de forma separada.

Você pode separar as metas de acordo com o setor:
  • Comercial
  • Marketing
  • Produção
  • RH
  • Compras
O mais importante é que os colaboradores também tenham ciência dos objetivos da empresa e saibam como cada um deve proceder para que as metas sejam cumpridas.

Ah, e se eu fosse você, colocaria URGENTEMENTE no seu planejamento a contratação de uma contabilidade competente e de confiança. Aqui na Razonet você tem acesso a um time completo e sempre disposto a te ajudar.

Dessa forma você fica tranquilo quanto à contabilidade e pode focar toda a energia no que realmente importa: fazer o seu negócio decolar

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