5 Vantagens de Abrir Uma Franquia: Vale a Pena?

27/10/2022 às 08:55:46 • 10 minutos
5 Vantagens de Abrir Uma Franquia: Vale a Pena?
Alguns dos maiores desmotivadores do empreendedorismo podem ser resumidos ao medo e à insegurança. É bastante compreensível que alguns empreendedores em potencial recuem ante a possibilidade do fracasso no mundo dos negócios.

Claro, ninguém quer investir tempo e dinheiro em um projeto para, no fim das contas, acabar dando errado. Mas ao mesmo tempo, vale lembrar que empreender está sempre associado a correr riscos calculados. 

De acordo com Reid Hoffman, co-fundador do LinkedIn: 
“Empreender é como saltar de um penhasco e construir o avião durante a queda” 

Apesar de essa ser uma frase capaz de inspirar coragem àqueles que carregam o sonho do próprio negócio, ninguém jamais rejeitaria uma possibilidade real de reduzir os riscos e aumentar as chances de prosperar com a própria empresa.

E se ao invés de criar um negócio do zero você já pudesse começar uma empresa seguindo um modelo testado e aprovado e ainda contar com a experiência de quem já está no mercado há anos? Parece tentador, né? 

Pois bem, esse é o encanto das franquias. 

 Começando pelo básico, franquia é um modelo de negócio baseado na venda do direito de uso de uma marca, ou seja, um empreendedor que pretende abrir uma loja de chocolates pode, por exemplo, assinar um contrato que garante os direitos de uso da marca Cacau Show.

Geralmente uma franqueadora exige que alguns pontos sejam cumpridos: 

1. Taxa de franquia 

É claro que para fazer uso de uma marca estabelecida é preciso pagar uma taxa de franquia. Aqui é preciso levar em consideração que o franqueado terá acesso ao nome de uma empresa que já possui experiência no mercado em que atua.

2. Modelo operacional

Mesmo o franqueado pagando pelo uso da marca e do modelo de negócio da franqueadora, é preciso respeitar alguns padrões. Imagine entrar em uma unidade do McDonald’s e, ao invés de lanches e combos consagrados como Big Mac e Mc Lanche Feliz, você encontrasse o Mc Pizza Feliz.

Percebe como isso vai na contramão da proposta da empresa? É por isso que, ao adquirir uma franquia, o franqueado deve estar ciente que é preciso seguir um modelo operacional. Além da padronização de diversos aspectos, esse modelo garante que o cliente terá acesso ao mesmo produto ou serviço, independente da unidade em questão.

3. Royalties + taxa de publicidade

Além dos custos convencionais de uma empresa, ao abrir uma franquia o empreendedor geralmente pagará mais duas taxas: royalties + publicidade

Royalties: é uma remuneração mensal estabelecida pela franqueadora que deverá ser paga pelo franqueado para ter direito ao uso da marca.

Taxa de publicidade: é um valor mensal pago para que a franqueadora continue investindo em publicidade para a marca, fortalecendo ainda mais o nome e trazendo cada vez mais clientes. 

Ambas as taxas podem ser cobradas através de um valor fixo ou como um percentual sobre o faturamento do franqueado. 

Agora que esclarecemos o conceito básico de uma franquia, vamos dar uma olhada nas vantagens desse modelo e entender o motivo de tantos empreendedores optarem por ele.

Know-how

Essa é considerada por muitos, a maior vantagem do modelo de franquias. E é totalmente compreensível. Ao se tornar um franqueado você terá acesso ao conhecimento de uma empresa que já estabelecida e que decidiu replicar a fórmula que a fez prosperar.

Então digamos que seu objetivo seja abrir um restaurante de comida japonesa. São muitos os fatores que você precisa se preocupar em aprender, como produtos que mais vendem, preparação dos pratos, contratação de funcionários e etc.

Se você não possui experiência nesse mercado, como um franqueado, você não precisa tentar adivinhar a forma certa de fazer as coisas. Em vez disso, você pode contar com o know-how de uma franqueadora que já atua há anos neste mercado e apenas replicar o que já é comprovado.

Treinamento

Ainda seguindo a vantagem acima, é comum que, ao se tornar um franqueado, você receba um treinamento completo sobre o mercado, concorrência, operações do dia a dia, produto e serviço. As franqueadoras oferecem este treinamento com o intuito de capacitar os gestores, assim como garantir a padronização de serviços e produtos em todas as suas unidades.

Quando o cliente entra em um estabelecimento ele não está pensando se aquela empresa trabalha no modelo de franquias, nem nada assim. Se ele procura uma marca com a qual já está acostumado, ele quer ter a mesma experiência que teve quando foi a outro estabelecimento da mesma marca. 

Por isso a palavra-chave é “padrão”, e o treinamento é a melhor forma de garantir isso ao cliente.

Menor risco

Como falamos no início, o medo e a insegurança são grandes desmotivadores na hora de criar um negócio, mas é possível calcular os riscos e utilizar o modelo de franquias para aumentar as chances de prosperar.

É de se esperar que, ao utilizar toda uma estrutura de processos bem definidos, as chances de sucesso aumentem para o empreendedor, e de acordo com o Sebrae isso é verdade.

Clientela

Outra grande vantagem das franquias é o acesso a uma base de clientes que já conhecem e confiam na marca. Voltando ao exemplo do McDonald’s, imagine que você acabou de abrir uma unidade na sua cidade.

Mesmo que você não faça anúncios locais para a inauguração, é extremamente provável que você tenha diversos clientes não só na abertura, mas todos os dias.

Por isso essa vantagem é tão expressiva no mundo das franquias. Ao usar uma marca tão estabelecida como essa, você fará uso de uma sólida base de clientes que, no caso do McDonald’s foi construída ao longo das décadas. 

Crescimento

Através de todas as vantagens citadas acima, até mesmo o crescimento é uma grande possibilidade nesse modelo. Não é incomum encontrar franqueados que possuam mais de uma unidade. O potencial de crescimento é um fator decisivo para vários empreendedores, pois pense comigo:

Digamos que você investiu 100mil reais para abrir uma franquia que agora te rende 20mil reais líquidos todo mês. Se você ambiciona crescer o seu negócio, por que não criar uma nova unidade de algo que já está dando certo?

O Céu é o Limite

Claro que para alguns empreendedores o modelo de franquia não será uma opção, principalmente para aqueles que possuem uma ideia diferente do convencional e que desejam inovar em algum mercado. Mas se esse não é o seu caso, recomendo que considere seriamente optar por este modelo e conhecer um pouco mais sobre franquias de diversos nichos.

Você também pode pesquisar diversas opções no Portal do Franchising. E lembre-se que, seja a franquia a sua primeira opção, ou não, para empreender você precisará contar com uma contabilidade. Então por que não optar pela primeira do Brasil para te ajudar com isso?

Aqui na Razonet, além de conteúdo da mais alta qualidade para ajudar no dia a dia do empreendedor, nós oferecemos um time completo de profissionais para te orientar e garantir sua empresa comece e cresça da forma correta e sem quaisquer pendências com o governo e órgãos fiscalizadores.

Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários. Vai ser um prazer te responder. 
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