3 tipos de inovação que todo empreendedor deve conhecer

16/02/2023 às 00:00:00 • 08 minutos
3 tipos de inovação que todo empreendedor deve conhecer
De acordo com Martha Gabriel:

“Para inovar é preciso estar disposto a errar. Quem não está disposto a falhar, dificilmente conseguirá solucionar ou criar algo novo.”

Empreender sempre foi uma atividade baseada em assumir riscos. A partir do momento que você pede conta do emprego e começa a dar vida ao seu sonho, você está trabalhando pesado para tudo dar certo, mas está aceitando o risco de nem tudo sair como planejado.

Eu não quero parecer alarmista, mas empreender requer grande coragem, pois diferente de um emprego convencional, nunca existe a certeza de um salário fixo no fim do mês. Mas então por que tantas pessoas decidem seguir por esse caminho?

Bem, é verdade que começar o próprio negócio significa assumir riscos, mas por outro lado, a recompensa pode ser ainda maior. Não estou falando apenas do dinheiro em si, mas da satisfação em ver o sonho tomando forma.

Empreender está extremamente ligado à inovação, afinal de contas, se você consegue ler este artigo através de uma tela de celular é porque, em algum momento, uma pessoa pensou fora da caixa e percebeu que dava para ir mais longe.

No mundo dos negócios, inovar significa implementar novas ideias para criar ou melhorar produtos, processos e serviços. A inovação é a chave para a constante mudança, colabora com o crescimento econômico e pode ser crucial na geração de empregos. Outro ponto importante é que, quanto mais as empresas inovam, melhor é para o consumidor, que terá cada vez mais opções de compra.

Mas você sabia que não existe apenas uma forma de inovação? Você não precisa inventar a roda para inovar, pois é possível fazer isso de diversas formas. E para deixar as coisas mais claras, hoje eu vou te mostrar 3 tipos de inovação que todo empreendedor precisa conhecer. Elas são: inovação incremental, radical e disruptiva.


Inovação Incremental

A inovação incremental não tem o objetivo de causar grandes mudanças. Em vez disso, ela trata daquela inovação que torna um produto, processo ou serviço um pouco melhor, mais barato ou mais eficiente. Essa inovação é feita através de pequenas mudanças ou melhorias e as empresas a utilizam com o objetivo de ganhar alguma vantagem em relação à concorrência.

Exemplo: Amazon

A Amazon é bastante eficaz ao fazer inovações incrementais. Eles estão sempre de olho para adicionar novas funcionalidades ao site, como recomendações personalizadas, compras por voz ou através de um clique. Nesse caso o objetivo é melhorar a experiência do cliente e remover possíveis objeções que o fariam abandonar o carrinho. 

Além disso, a Amazon também tem inovado através da expansão de produtos e serviços. Hoje, por exemplo, além de um grande marketplace, a Amazon oferece serviços de streaming de música e vídeo (Amazon Music e Prime Video), competindo diretamente com gigantes do mercado, como Spotify e Netflix.

Podemos dizer que a inovação incremental é um processo de melhoria contínua, seja reduzindo preços, entregando mais rápido que a concorrência ou explorando novos mercados de interesse do seu cliente.


Inovação Radical 

Esse é o tipo de inovação que causa grande impacto, não apenas em um produto ou serviço, mas no mercado como um todo. Realizar uma inovação radical significa mudar por completo a forma como as pessoas pensam sobre algum assunto, o que muitas vezes faz com que as alternativas anteriores sejam vistas como ultrapassadas.

Exemplo: Uber

Fundado em 2009, a Uber mudou completamente a forma como as pessoas pensam sobre o mercado de transporte. Eles criaram uma plataforma de transporte totalmente baseada em um aplicativo que permite ao usuário solicitar viagens a motoristas particulares.

Essa inovação criou uma nova categoria no “mercado de táxis” e influenciou diretamente a economia dos países em que atua, criando até uma nova profissão. Além disso, a Uber também investe em condução autônoma (carros sem motorista, guiados por inteligência artificial). Essa inovação também pode ser classificada como Radical e está, mais uma vez, revolucionando o setor de transporte.


Inovação Disruptiva 

A inovação disruptiva possui certa semelhança com a Radical no sentido em que ambas causam grande impacto quando implementadas corretamente. Mas a maior diferença é que a inovação disruptiva vai muito além de um produto ou serviço. Além de mudar o mercado, esse tipo de inovação acaba, de certa forma, mudando o mundo.

Exemplo: Smartphones

Os smartphones mudaram completamente a forma como as pessoas se comunicam, acessam informações, compram e se divertem. Essa não é uma mudança apenas de uma empresa ou um mercado, mas uma verdadeira revolução na forma como o mundo funciona.

Apesar de hoje parecer algo normal, se pararmos para pensar um pouco, é impressionante o fato de que podemos fazer praticamente tudo através de um aparelho na palma da nossa mão: pagar contas, controlar os gastos, assistir filmes e séries, interagir com as pessoas, ver vídeos no YouTube e etc.


Se arriscar faz parte 

Inovar nem sempre é uma tarefa fácil pois envolve, acima de tudo, se arriscar em busca de algo melhor. Mas entender esses conceitos é parte fundamental para repensar o seu negócio e fazer os seus clientes cada vez mais satisfeitos.

Curiosidade: você sabia que nós, a Razonet, somos um excelente exemplo de inovação? Somos a primeira contabilidade digital do Brasil e inclusive já fomos premiados por isso.

E se você é um empreendedor ou está pensando em se tornar, lembre que você pode sempre contar conosco para descomplicar a contabilidade do seu negócio. Clique aqui para falar com um especialista do nosso time e ver na prática como podemos ser o braço direito da sua empresa.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.