software-de-gestao-para-mei

Importância de um Software de Gestão para MEI

Publicado em: 03/10/2019

Muitos brasileiros desejam empreender, iniciar sua atividade dos sonhos, começar pequeno, aumentar as vendas gradativamente, ver seu negócio crescer e se tornar referência de alguma forma.

Nesse sentido, o MEI tem se mostrado uma ótima forma de iniciar uma empresa. A facilidade de cria-lo, considerando que o processo é rápido e nada burocrático, incentiva um grande número de empresários a finalmente abrir seu negócio.

Porém, como garantir que a empresa se desenvolva? Como dar continuidade ao sonho? Com uma gestão eficiente e boas estratégias de mercado, com certeza!

Neste artigo vamos falar sobre uma das dicas que podem ajudar você a ter uma boa gestão na sua empresa. Vamos entender sobre a importância de ter um Software de gestão, mesmo sendo MEI.

O que é gestão para MEI

A gestão estratégica tem como principal objetivo criar e incentivar ações que levam lucratividade ao negócio.

As metas envolvem diversas questões, como; aumentar o lucro, melhorar o atendimento ou até melhorar a imagem.

Por um MEI ser um profissional individual ele precisa administrar bem suas finanças e uma gestão estratégia é um dos pilares para garantir que seus processos funcionem.

Muitos empreendimentos acabam sendo feitos de forma amadora, ou seja, sem o devido controle da cartela de clientes, das contas a serem pagas, dos valores recebidos de clientes.  

Estar atento ao andamento do seu empreendimento, manter as ações organizadas e controlar permanentemente seus fluxos é essencial para qualquer empresa, independente do seu tamanho.

Medidas como essas podem ser automatizadas e organizadas por meio de um software de gestão o que contribui para a assertividade e agilidade no gerenciamento da empresa.

Importância de um Software de Gestão para MEI

Um software de gestão para MEI, pode auxiliar, e muito, o empreendedor a visualizar mais claramente aspectos importantes do dia a dia da empresa. Como por exemplo:

CLIENTES

Conheça seus clientes, qual a necessidade deles, o que eles gostam de comprar. Essas são informações importantes para poder vender mais. Se você conhece seu cliente, são maiores as chances de vender de forma assertiva e ainda oferecer a ele uma boa experiência de compra.

VENDAS

Relacione o que você vende, para quem você vende, o quanto você vende. Saiba qual é o seu produto principal, aquele que chama atenção de todos e também aquele que não vende quase nada. Isso é importante para saber no que investir, para qual rumo a sua empresa deve evoluir. 

RECEBIMENTOS

Você sabe quem paga em dia? E quem não ainda pagou? Tenha a sua lista de inadimplentes atualizada e tenha em mente: as vezes é melhor perder um cliente do que manter um inadimplente! Se você não é pago, essa pessoa já não é seu cliente, afinal, você estará trabalhando de graça.

DESPESAS

Conhecer todas as despesas e qual a sua destinação é essencial para determinar corretamente qual o preço de venda de cada produto; Isso mesmo! Esse dado não é importante apenas para controlar os gastos da emrpesa, mas também para determinar qual o real custo de um produto. Conhecendo o custo, você pode determinar o preço de venda para garantir que haja lucro na venda.

FORNECEDORES

Conheça seus fornecedores, o que você adquire deles e qual a importância desses produtos para o seu negócio. O que aconteceria com o seu negócio se o seu principal fornecedor rompesse relações com a sua emrpesa? Esteja preparado, relacione seus fornecedores.

Um sistema empresarial é desenvolvido com o intuito de ajudar as empresas a transcrever essas informações, o que permite aos empresários ter um maior controle e organização dos dados de seu negócio.

Isso permite determinar metas e estratégias para conquistar novos objetivos como, por exemplo: se estabelecer no mercado, ganhar novos clientes, intensificar as vendas, diminuir os custos, aumentar os lucros, organizar suas ações e documentos, dentre muitos outros.

Gostou? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo!

A Razonet surgiu em 2016, foi planejada e desenvolvida nos mínimos detalhes, com muito cuidado e carinho para ser a melhor empresa de contabilidade digital do Brasil.

Ainda com dúvidas?

Veja aqui as principais perguntas e as respostas