Retenção de clientes: Como ganhar a lealdade dos seus consumidores?

Publicado em: 20/10/2019

A retenção de clientes é um importante processo para garantir a saúde financeira de seu negócio.

Esta vem sendo uma prática muito abordada, principalmente no setor empresarial. Entretanto, muitos gestores ainda não entendem a importância da nutrição e retenção de clientes e como essa prática pode impactar positivamente as finanças da empresa.

Recentemente uma pesquisa, realizada pela a Harvard Business School, revelou que quando uma empresa aumenta 5% das taxas de retenção, os lucros aumentam de 25% a 95%.

Entretanto, entendemos que fidelizar um cliente em seus produtos ou serviços é um grande desafio.

Pensando em você, preparamos algumas dicas que vão te ajudar a ganhar a lealdade de seus consumidores e, assim, aumentar a taxa de retenção de seus clientes. Continue a leitura!

O que é retenção de clientes?

Falar em retenção de clientes significa falar da relação de confiança de forma contínua, para que o seu consumidor passe se sentir valorizado e assistido por sua empresa.

O trabalho realizado pela retenção de clientes se resume em reunir todas as informações referentes às atividades e ações, a fim de construir um relacionamento de proximidade com o seu cliente.

Programas que visam contribuir com a fidelidade do cliente, podem ser importantes ferramentas de auxílio da construção do relacionamento com o consumidor.

É importante lembrar que a retenção de clientes se inicia no primeiro contato de um cliente realizado com a empresa, ou seja, é importante prezar pela qualidade no atendimento, responder em tempo hábil e ser solícito em quaisquer dúvidas.

Invista em retenção de clientes

A maioria das empresas, estão preocupadas em investir na aquisição de novos clientes, por entenderem que este é o jeito mais rápido e prático de aumentar a sua lucratividade. Contudo, a retenção de clientes se apresenta como uma forma mais eficiente e possui um valor de custo muito menor.

A retenção de clientes é uma estratégia eficaz, pois o seu consumidor já passou por todas as etapas de atração, educação e conversão e agora o seu relacionamento com a marca se torna mais direto e objetivo.

Além disso, se o cliente já demonstrou e concretizou a sua primeira compra, logo a percepção da empresa muda, focando então neste momento e em como irá trabalhar a atenção e confiança deste cliente.

Desta maneira, podemos afirmar que a retenção de clientes é uma estratégia sustentável para o seu negócio, que colabora para o seu crescimento de maneira saudável.

Como aumentar a retenção de clientes na empresa? 

Agora que você já entendeu a importância da retenção de clientes e o impacto positivo que ela pode trazer para sua empresa, vamos apresentar para você algumas dicas que vão te ajudar a aumentar a sua taxa de retenção. Vamos lá!

1.      Tenha um CRM na sua empresa

O grande medidor de sucesso de uma empresa são seus clientes, logo se torna fundamental a abordagem de uma estratégica de negócios que possibilite a identificação das necessidades de seus clientes.

Um Customer Relationship Management (CRM) é um conjunto de estratégias que possibilitam a interação da empresa com os seus clientes. Por meio destes softwares, é possível fazer a coleta de dados, análise e cruzamento de informações.

Estas informações montam o perfil de cada cliente, contribuindo para o planejamento de ações e campanhas efetivas.

Softwares de CRM como o Hubspot, Pipe Drive e Pipe.rum fazem o armazenamento dos hábitos, escolhas, gostos de consumo e interesse dos consumidores.

2.      Preze por atendimento personalizado e Customer Sucess

Por meio do atendimento personalizado, é possível otimizar a experiência de compra de um cliente. Desta forma, é fundamental que toda a equipe de atendimento busque compreender a quais são necessidades de seus consumidores e estejam prontos para oferecer as melhores soluções e de forma ágil.

Esqueça as falas decoradas e os scripts robóticos. Os clientes desejam construir um diálogo com a empresa, sem que precise ficar pulando de setor em setor até tenha seu problema resolvido.

Esta personalização do atendimento, se tornou uma exigência de influência tão forte que as empresas começaram a buscar aprimorar as suas estratégias de abordagens.

Surgindo assim o Customer Success, este é representado por um profissional ou setor, cujo o objetivo principal é a elaboração de soluções que possam melhorar a experiência de compra do consumidor.

A retenção de clientes feita por meio do Customer Success se torna prática, porque as suas estratégias são implementadas a fim de prever quais são os desafios e necessidades destes clientes e solucioná-las.

3.      Ouça seus clientes

Os clientes gostam de ter suas dores e sugestões ouvidas por suas empresas de confiança. A retenção de clientes não irá acontecer se seu serviço ou produtos não atender as expectativas de seus consumidores.

Torna-se fundamental para uma empresa que ela esteja presente e faça uso dos canais de sugestões, avaliações e reclamações. Isso pode ser feito através das redes sociais, como por exemplo o Facebook.

Faça pesquisa de satisfação, a fim de atender a experiência de seus clientes a respeito de seu atendimento, qualidade de seus produtos, entrega de serviços, etc.

A lealdade de seus clientes é resultado direto da geração de valor de seus serviços. Portanto, quanto maior a satisfação de seus clientes, mais chances você terá dele continuar comprando de você e como também fazendo indicações de sua empresa para amigos e familiares.

Agora que você já aprendeu o melhor caminho para a retenção de seus clientes, que tal começar a colocar em prática? Utilize o nosso campo de comentários para dividir com nossa equipe quais são as suas estratégias para manter um cliente satisfeito.

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