CONTABILIDADE DIGITAL 6 PASSOS PARA REDUZIR CUSTOS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE DIGITAL: 6 PASSOS PARA REDUZIR CUSTOS CONTÁBEIS

Publicado em: 30/01/2019

Veja como a contabilidade digital pode te ajudar a reduzir custos contábeis e simplificar processos

Qual a primeira coisa que vem à mente quando pensamos em contabilidade? Burocracia, papelada e, custos (ops, foram 3 coisas!). Bom, e se nós te dissermos que existe uma maneira simples de delegar a burocracia, eliminar a papelada e reduzir custos contábeis?! Você com certeza ficaria receoso, certo? Bom demais para ser verdade?

Nesse conteúdo, vamos te provar que a contabilidade digital pode resolver esses e outros probleminhas para você!

Já te explicamos o que é contabilidade digital e as diferenças da contabilidade digital e online, agora é hora de você saber como essa nova tecnologia pode te ajudar a economizar e simplificar sua vida contábil.

Vamos ao que interessa então?

6 PASSOS PARA REDUZIR CUSTOS CONTÁBEIS

Não importa o tamanho da sua empresa nem quanto ela fatura, se você quer crescer (e quem não quer?!), você precisa contar com a ajuda de uma contabilidade. Foi-se o tempo em que o contador era apenas aquele profissional que te ajudava com Imposto de Renda, folha de pagamento ou pagamento de impostos. A contabilidade agora ganhou status de consultoria.

E com a automatização de processos, o contador pode dedicar mais tempo à gestão contábil, o planejamento financeiro e toda a saúde financeira da empresa. Dando foco em:

1 – Segurança: a grande sacada da contabilidade digital é o fato dela utilizar a tecnologia para automatizar processos. Isso significa que os riscos de erros caem exponencialmente, o que por sua vez elimina o risco de re-trabalhos, reduzindo custos!

Além disso, com a contabilidade digital você consegue controlar melhor os prazos e a gestão tributária. Lembre-se que o não pagamento dos impostos corretos ou a perda de prazos e multas, colocam em risco a estabilidade financeira do seu negócio.  

2 – Custos operacionais: esse item é, digamos assim, meio óbvio. A primeira coisa que você irá eliminar com contabilidade digital são os papéis, documentos e afins. Por meio de uma plataforma de contabilidade digital é possível diminuir drasticamente o uso do papel e, consequentemente, a quantidade de impressão e deslocamentos para o envio de documentos. “Utilizamos ao máximo a assinatura digital para nossos contratos, propostas comerciais, documentos internos e também em processos de nossos clientes, que são tratados diretamente por nós e remetidos aos órgãos responsáveis”, explica Luana Menegat, gerente de operações da Razonet. Com isso, os fluxos tornaram-se mais ágeis, dinâmicos e sustentáveis.

A assinatura digital não é obrigatória para as empresas, mas é sempre bom lembrar que ela facilita e muito a vida do contador e do empresário.

“Nós utilizamos o certificado digital para checar todas as pendências que a empresa pode ter, nós agendamos horários na Receita Federal por meio do certificado, acessamos o portal do e-cac, baixamos notas fiscais eletrônicas por meio do certificado, protocolamos contratos sociais em algumas juntas comerciais, etc. Dá para fazer as coisas sem o certificado? Dá. Mas é um processo burocrático que vai exigir assinatura autenticada do cliente e validação do documento original em órgãos públicos.”, finaliza Luana.

Isso para não falar do armazenamento. Nada de gavetas e arquivos cheios de papéis. Todos os documentos da sua empresa ficam armazenados na nuvem. Dessa forma, é possível acessar e gerenciar os dados em qualquer lugar, de diversas formas, compartilhá-los e integrá-los.

3 – Produtividade: vamos lembrar um pouquinho do processo de contabiliade old school? Termina o mês, você separa um malote de documentos, envia para a contabilidade e depois de dias recebe os relatórios, isso quando recebe.

Resultado? Atraso na produtividade.

Com a contabilidade digital, você consegue acompanhar todos os movimentos de sua empresa e ao decorrer do mês, tem acesso a relatórios em tempo real, ganha tempo para tarefas mais importantes e é claro reduz seus custos.

4 – Planejamento: com todo o apoio da contabilidade digital e com a segurança que ela proporciona, a empresa consegue utilizar as informações contábeis para analisar seus status financeiro. Com posse desses dados você consegue planejar custos, investimentos e os próximos passos da sua empresa de forma mais assertiva e eficaz.

5 – Escalabilidade: se você ainda não optou pela contabilidade digital já parou para pensar em quanto tempo e dinheiro você vem gastando no modelo tradicional para cuidar da gestão contábil do seu negócio? Através de uma tecnologia digital a escalabilidade de sua gestão é garantida. E quanto mais métodos escaláveis o seu negócio tiver, mais tempo e dinheiro para você investir no seu sucesso.

6 – Contador como consultor: pense bem, no modelo tradicional o contador passa tanto tempo focado em processos, papéis e burocracias que a análise do seu negócio muitas vezes é deixada de lado.

Com a contabilidade digital, o contador tem a segurança de que todos os seus processos estão sendo feitos corretamente, e com isso ele consegue focar nos seus resultados. Como isso se traduz em redução de custos contábeis? Simples! Ao invés de pagar para alguém cuidar de processo, agora você paga por conselhos que vêm fundamentados em dados seguros e fiéis à realidade do seu negócio. Ou seja, informações que vão te ajudar a crescer ainda mais.

Para quem busca crescer, a ajuda de um contador é essencial. Contar com uma empresa que te apoia e oferece soluções eficazes, eficientes e de baixo custo contábil para o dia-a-dia burocrático faz toda a diferença. A contabilidade digital é a maneira mais ágil, barata e eficiente de gerir as finanças da sua empresa, principalmente quando falamos de pequenos negócios.

Ficou com alguma dúvida? Chame um de nossos contadores!

Razonet Contabilidade


Ainda com dúvidas?

Veja aqui as principais perguntas e as respostas