por que investir em tecnologia

Por que investir em tecnologia no meu negócio?

Publicado em: 17/04/2019

Como apps e soluções tecnológicas podem ajudar sua empresa a prosperar

Porque investir em tecnologia no seu negócio? Pode ser que muita gente acredite que a resposta a essa pergunta é óbvia.

Afinal a tecnologia está em tudo o que fazemos: como você lê este texto; como se comunica com as pessoas; como paga suas contas; pede sua comida; seu meio de transporte, e por aí vai.

Mas, por incrível que pareça, ainda existem empresas que não se beneficiam das maravilhas dos aparatos tecnológicos para escalar o seu negócio.

Logo, neste conteúdo vamos trazer alguns passos para te auxiliar, leia no conteúdo:

1 – Por que investir em tecnologia?

2 – Vantagens da tecnologia para negócios offline

3 – Três ferramentas essenciais para qualquer negócio crescer

1 – Por que investir em tecnologia?

Pense rápido: por que você utiliza do internet banking ao em vez de ir até o banco pagar contas, por exemplo? Ou por que você pede sua comida por um app com diferentes opções e não opta por fazer uma busca no Google para conhecer os diferentes restaurantes que entregam na sua casa?

Basicamente por dois motivos: praticidade e ganhar tempo.

Tempo é dinheiro. Fato! E com o tempo que você economiza não indo ao banco por exemplo, com certeza consegue fazer outras dezenas de coisas no seu dia.

Sendo assim, a primeira resposta à pergunta ali em cima é: porque vai ajudar a sua empresa a ganhar tempo. Com mais tempo, você pode se dedicar a outras questões, outras soluções e otimizar os ganhos do seu negócio.

Vamos a um exemplo bem simples? Imagine um restaurante a quilo que ainda não utilize um sistema de pesagem integrado a um software, ou seja, o funcionário anota o peso e o valor a ser pago pelo prato em uma comanda de papel.

O papel segue para o caixa e no fim do dia, para contabilizar o quanto foi vendido é preciso somar comanda por comanda. Além da perda de tempo, existe o risco da perda de um desses papéis; o que geraria problemas no caixa.

Por mais simples e banal que seja esse exemplo, ele é um retrato fiel do que a tecnologia pode fazer por pequenos e grandes negócios.

Você já parou para pensar em quais áreas da sua empresa a tecnologia poderia entrar e transformar o seu business? Gestão de pessoas, controle de processos, contabilidade, e por aí vai.

2 – Vantagens da tecnologia para negócios offline

No exemplo acima utilizamos um restaurante para mostrar como um simples software poderia facilitar a vida e as finanças do proprietário. Ou seja, um negócio offline, que não tem nenhuma relação com o mundo tecnológico pode se beneficiar e muito da tecnologia.

Vamos dar um passo à frente e pensar em outras soluções virtuais que auxiliariam esse pequeno restaurante a crescer?

Bom, para começar nosso restaurante também faz entregas, mas do jeito old school. O cliente liga e pede seu prato. Um sistema de delivery online integrado a um software de gerenciamento de pedidos aceleraria o processo de entrega e ainda ajudaria na hora de avaliar quais pratos saem mais e em quais horários; quais as avaliações dos cliente etc.

Para estimular pedidos e divulgar promoções, o restaurante poderia contar com um sistema de automação de mensagens que ajudaria no marketing da empresa e na captação de novos clientes.

Além disso, um software de gestão de RH poderia cuidar das questões referentes aos funcionários e uma contabilidade digital seria responsável por folha de pagamento, impostos, etc.

Tecnologias simples, eficazes e que fariam uma grande diferença no dia a dia do negócio.

A mesma lógica se aplica a uma empresa que preste serviços, por exemplo. Vamos imaginar um salão de beleza. Gestão de RH, marketing, contabilidade, sistema de agendamento de serviços online, dá para otimizar diversos processos com a ajuda da tecnologia.

Isso para não falar das ferramentas internas, que ajudam a produtividade dos funcionários. Soluções para reuniões à distância, apresentação de relatórios, organização de tarefas, controle de estoque, entre outros, podem auxiliar os mais diferentes tipos de negócios, desde lojas à escritórios de advocacia, por exemplo.

3 – Três ferramentas essenciais para qualquer negócio crescer

Em qualquer negócio, seja ele comércio, serviço ou indústria, existem necessidades básicas que se assemelham e que podem contar com a ajuda da tecnologia para ganhar aquele empurrãozinho. Não importa o tamanho do seu negócio, existem questões essenciais e que devem ser levadas em conta.

Por isso, selecionamos 3 ferramentas (tecnológicas) que vão te ajudar a ganhar tempo e fazer o seu negócio crescer.

Gestão de relacionamento com o cliente. Não importa o que ou para quem você vende. Extrair dados como: a satisfação do cliente, qual o produto ou serviço que o cliente mais percebe valor agregado, dados como esses podem ser extraídos de um sistema CRM. O que sai mais? Com que frequência? Quem é o seu cliente? Com posse dessas informações você conseguirá criar estratégias para vender mais.

Como fazer o cliente chegar até você? Seja você uma empresa offline ou online, você precisa da ajuda do marketing digital para chegar até o seu cliente. Seja por meio de anúncios, redes sociais ou uma automação de marketing, a tecnologia entra em campo para te ajudar a captar novos clientes e manter os antigos.

A parte burocrática agora conta com a ajuda da contabilidade digital. Pagar impostos, cuidar da folha de pagamento de funcionários, automatizar processos e armazenar documentos ficou mais fácil, rápido e transparente. Com a ajuda da contabilidade digital além de agilizar processos burocráticos você consegue acompanhar tudo que acontece na contabilidade da sua empresa.

É claro que existem dezenas de opções de softwares e aplicativos que podem ajudar diferentes empresas, em diferentes segmentos e para diferentes áreas do negócio.

Logo, antes de escolher um software ou app, avalie o que é melhor para o sua empresa. Como essa tecnologia vai te ajudar a crescer, a ganhar tempo, a automatizar tarefas e processos.

Lembre-se o que investimento vai gerar retorno futuro e a tecnologia mais do que sua amiga é sua aliada.

Razonet Contabilidade



Ainda com dúvidas?

Veja aqui as principais perguntas e as respostas