Contabilidade online e a contabilidade digital

Descubra as diferenças entre a Contabilidade Online e a Contabilidade Digital

Publicado em: 03/01/2019

Existem no mercado diversas opções de contabilidade para contratar pela internet. Muitas se apresentam como contabilidade online. Já a Razonet, se apresenta como contabilidade digital

Você sabe qual a diferença entre esses dois conceitos? 

Para poder explicar, é preciso fazer uma breve introdução falando um pouquinho do serviço de um contador.

Todas as empresas do Brasil são obrigadas a repassar ao governo diversas informações que variam segundo o regime de tributação, atividade, número de empregados, etc. São tantas as declarações que devem ser entregues que muitos contadores acabam dando mais atenção às requisições do governo do que dos próprios clientes. 

Essas declarações fazem parte dos serviços de um contador e são invisíveis aos olhos dos clientes, dado que não interferem no dia a dia dos negócios. Muitas vezes, os empresários só ficam sabendo sobre essas obrigatoriedades quando o contador não às envia, aí vêm as pesadas multas pela falta da transmissão de declarações

E o que isso tem a ver com contabilidade digital ou contabilidade online?

É que as empresas que oferecem contabilidade online se preocupam em entregar essas obrigações ao governo, emitir as guias de impostos aos clientes e fazer isso por um meio eletrônico a um preço mais baixo. 

“a contabilidade digital é melhorar a eficiência e os resultados dos seus clientes, e como consequência disso, resolver as obrigações legais”.

Roberto Dias Duarte

Por outro lado, as empresas de contabilidade digital se propõem a ir um pouco além. Elas buscam automatizar ao máximo o envio de declarações e as emissões de impostos a pagar, para que os contadores se preocupem em ajudar a melhorar a eficiência e os resultados dos seus clientes. 

Segundo Roberto Dias Duarte, Marketing advisor for accounting firms, existem muitas diferenças entre a contabilidade digital e a contabilidade online, mas a fundamental é essa: “o compromisso principal das contabilidades online é resolver as obrigações legais de seus clientes a baixo custo. Por outro lado, o compromisso principal da contabilidade digital é melhorar a eficiência e os resultados dos seus clientes, e como consequência disso, resolver as obrigações legais”, escreve ele.

“Contadores digitais buscam entregar a seus clientes muito mais valor do que tradicionalmente faziam”, Roberto Dias Duarte

”Para empresas insatisfeitas com o custo de sua contabilidade tradicional, a contabilidade digital é uma nova categoria de serviços contábeis que alia o serviço com foco na performance e nos resultados da minha empresa. Diferente da contabilidade online que foca apenas em preço baixo, a Contabilidade Digital baseia-se em eficiência operacional obtida com integração plena entre o contador e o cliente, combinado a um atendimento consultivo”, (Fonte: Wikipédia).

A melhor forma de entender o conceito de contabilidade digital é enxergando a internet como um meio para a realização de tarefas contábeis. A sua proposta consiste em utilizar as ferramentas online para tornar a atividade mais produtiva e eficiente. A contabilidade digital usa a internet para aperfeiçoar a oferta de serviços contábeis.

Enfim, o propósito do contador digital é ajudar o seu cliente a tornar a sua empresa um sucesso!

E se você quer conhecer mais sobre como a Contabilidade Digital pode mudar a forma de você tocar seu negócio, venha conversar com conosco e ver como é descomplicado fazer contabilidade.

Este conteúdo é uma adaptação de: Descubra as diferenças entre a Contabilidade Online e a Contabilidade Digital de autoria de Roberto Dias Duarte.

Razonet Contabilidade

Ainda com dúvidas?

Veja aqui as principais perguntas e as respostas