Como acabar com a Burocracia

Como a contabilidade digital pode reduzir a burocracia

Publicado em: 07/11/2018

Há tempos que muitas pessoas associam os serviços contábeis à burocracia. Porém este cenário começou a mudar com a ajuda da contabilidade digital. Esta mudança fez com que muitas tarefas que eram manuais e repetitivas passassem a ser feitas de forma automática.

Não demorou para que as ferramentas da internet tornassem a contabilidade mais simples e barata, além de revolucionar o mercado contábil.

Mas, apesar de acelerar todo o processo, a contabilidade digital ainda esbarra em burocracias governamentais que retardam o desenvolvimento de um empreendedor no Brasil. Entenda neste conteúdo como a contabilidade digital pode te ajudar a ser mais simples!

Neste conteúdo você vai ver

1 – Contabilidade digital X Burocracia
2 – Incentivo ao empreendedor
3 – Como abrir uma empresa
4 – Rotina de empresas Simples Nacional
5 – Contabilidade com segurança

Contabilidade digital X Burocracia

De acordo com pesquisa feita pela Endeavor, em média, o tempo para se abrir uma empresa é de 129 dias no Brasil.

Porém, há discrepâncias entre as diferentes regiões do país. Em Uberlândia, Minas Gerais, são necessários 24 dias para registrar uma empresa. Já em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, os empreendedores levam até 304 dias para ter seu CNPJ.

O estudo também revelou que o empreendedor brasileiro precisa preencher aproximadamente oito fichas que serão apuradas pelo ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Vale lembrar que, segundo a Endeavor, essa quantidade varia entre 3 e 19 fichas de acordo com o estado onde o brasileiro for empreender.

Portanto, cada vez mais a contabilidade digital ganha força no mercado mundial devido a sua característica principal, que é desburocratizar ao máximo os serviços contábeis.

Antes dessa mudança, as empresas de contabilidade eram taxadas pela maioria de empreendedores e empresários como sinônimo de burocracia e custo elevado.

Por reduzir os processos burocráticos, a contabilidade digital aparece como peça chave para a gestão dos pequenos empreendedores.

Incentivo ao empreendedor

Muitos brasileiros que buscam novas fontes de renda em meio ao desemprego são também empreendedores que precisam de uma consultoria para lidar com a burocracia.

É aí que entra a contabilidade digital com seu leque de possibilidades, desde o contato direto com o seu contador ao monitoramento de caixa da empresa em tempo real.

Uma grande e importante diferença entre a contabilidade digital e o modelo antigo é o custo do serviço para o empreendedor. Este é mais um atrativo porque não é necessário um orçamento pesado, comum para as grandes empresas.

O motivo é simples de se entender já que pagamentos, tributos, emissão de notas fiscais e relatórios são feitos digitalmente, sem filas, horários, etc.

No papel, todas essas tarefas acima descritas geram um custo e burocracia. Por mais esses motivos é que as empresas de contabilidade digital assumem essas atividades, que serão conduzidas pelo contador.

Como abrir uma empresa?

Quando a decisão está tomada é hora de pôr a mão na massa e abrir uma empresa e, para isso, é preciso mergulhar nas tarefas até que o seu CNPJ esteja registrado.

O primeiro passo é determinar a atividade empresarial à qual será destinado o seu empreendimento, assim como sua natureza jurídica.

A atividade empresarial define se seu negócio será baseado em venda de itens e bens de consumo, prestação de serviços ou indústria. Já a natureza jurídica de uma organização é o que declara a sua essência e também a composição estrutural.

A mais conhecida é a “Ltda”, que significa Sociedade de Responsabilidade Limitada onde a união de sócios é regida por contrato social com dados sobre investimentos, riscos e participações dos seus componentes.

Esta é a natureza jurídica pela qual empresas de comércio, indústrias ou mistas são submetidas, por exemplo.

Há também as opções MEI, onde é mais fácil formalizar um negócio, a Sociedade
Simples Limitada, para qualquer atividade intelectual desde que não seja comercial ou industrial. Por fim a Eireli (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).

Já imaginou quanto tempo e custo seria necessário para resolver todas essas questões pessoalmente com um contador? Todo esse trâmite torna-se ainda mais burocrático quando feito pelos moldes tradicionais de tarefas contábeis.

Enquanto isso, quando optamos pelos serviços de contabilidade digital.

O processo para abrir uma empresa é feito basicamente em quatro passos:

Todo o processo de abertura de uma empresa gera custos e no Brasil os valores variam conforme a cidade e a atividade empresarial, de R$200 a R$1.200.

Hoje o serviço de contabilidade digital bem feito e dedicado consegue reduzir o tempo para abrir uma empresa. Em média é possível agilizar as etapas competentes aos órgão públicos e reguladores entre 25 e 45 dias úteis.

Rotinas de empresa Simples Nacional

Muitos empreendedores estão optando pela tributação feita pelo Simples Nacional, que é um regime que unifica os impostos cobrados das micro e pequenas empresas no Brasil.

Esta é mais uma forma de a contabilidade digital agilizar o processo permitindo o pagamento dos impostos em uma única guia. O antigo modelo de contabilidade burocrático trabalhava com guias e datas de vencimento distintas para cada imposto cobrado.

No Simples, o empreendedor precisa apenas pagar o DAS, referente ao recolhimento mensal dos tributos:

A escolha do serviço de contabilidade digital contribui para que o empreendedor esteja sempre atualizado sobre suas responsabilidades.

Existem exigências que precisam ser cumpridas periodicamente como a contribuição para o INSS. Ela é obrigatória para que os sócios de uma empresa possam garantir suas aposentadorias; taxas do próprio serviço de contabilidade prestado; assim como a estrutura física e/ou virtual da empresa.

Contabilidade com segurança

Muitos empreendedores ainda desconfiam de falta de segurança em sistemas de empresas de contabilidade digital.

Porém, os avanços tecnológicos permitem que essas plataformas contábeis sejam até mais seguras do que muitos escritórios físicos de contabilidade.

Além de automatizados, os processos, arquivos e documentos de maior importância estão 100% seguros digitalizados na nuvem.

Isto permite que tanto empreendedores quanto contadores tenham acesso de qualquer dispositivo, a qualquer hora, seja qual for o lugar. Uma vez na nuvem, os documentos da sua organização deixam de estar expostos ao clima e ao tempo.

Além de garantir que não sofram danos de nenhum tipo, é igualmente impossível que se perca qualquer documento.

E então, quer conhecer mais sobre o mundo da Contabilidade Digital? Acesse nosso site ou baixe o aplicativo Razonet e conheças as opções de planos tanto para novas empresas quanto para companhias que migram para a nossa plataforma!

Razonet Contabilidade

Ainda com dúvidas?

Veja aqui as principais perguntas e as respostas