como-escolher-um-escritorio-de-contabilidade

Escritório de contabilidade: Dicas de como escolher

Publicado em: 03/10/2019

Uma das etapas mais importantes para qualquer empresa é a escolha do escritório de contabilidade. Os profissionais contábeis estão capacitados para ajudar no crescimento da empresa.

Como a carga tributária no Brasil é alta e complexa, o sucesso da sua empresa também vai depender de um bom trabalho do contador.

Sendo assim, este artigo vai abordar dicas de como escolher um bom escritório de contabilidade.

Dicas para escolher um bom escritório de contabilidade

Recomendações

Jamais feche com um escritório de contabilidade sem antes saber o que outras empresas que já trabalham com ele pensam a respeito do serviço oferecido.

Você pode pesquisar quais plataformas de contabilidade online atendem o seu município, sua atividade e oferecem serviços compatíveis com o seu orçamento.

Atendimento

Outro elemento fundamental a ser analisado é o atendimento. Em tempos modernos, quanto mais rápido a empresa conseguir responder a seus clientes, melhor. E isso diz respeito também a escritórios de contabilidade.

É importante verificar se a equipe é cuidadosa nesse quesito, pois no dia a dia você poderá precisar desse cuidado para obter retornos úteis em caso de dúvidas ou necessidades imediatas.

Disponibilidade para atender, cordialidade para se comunicar e qualidade na hora de transmitir informações são fundamentais para um escritório de contabilidade que mantém clientes por muitos anos.

Organização

O escritório de contabilidade cuida de várias empresas. Por isso, o espaço precisa ser organizado o suficiente para evitar falhas. Como a organização é um conceito difícil de ser observado antes de se tornar cliente, uma boa dica é verificar se a empresa possui algum certificado de qualidade, como o ISO 9001.

A certificação ISO está diretamente na gestão organizacional, satisfação no atendimento e no comprometimento dessas empresas com a melhoria contínua e eficaz em sua gestão de serviço.

Segurança nos dados

Por conta disso, antes de contratar o escritório é importante certificar a estrutura tecnológica. Já os escritórios contábeis lidam com inúmeros documentos, que precisam ser manejados com cuidados.

Infraestrutura

Fique atento se é bem localizado, sem tem estacionamento e até mesmo na preservação do local. Nesse quesito também entra a quantidade de funcionários.

É necessário que o escritório tenha um número compatível com a carga de trabalho. Ambientes com profissionais sobrecarregados podem comprometer o trabalho em equipe e o atendimento.

Situação Cadastral

Uma empresa se torna confiável mostrando o seu cadastro, seu registro.

CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) é o documento que comprova o registro da empresa junto à Receita Federal, nele constam os dados principais da empresa (razão social, nome fantasia, atividade, endereço, data da constituição e situação cadastral).

O Alvará de Localização e Funcionamento é o documento que comprova o registro da empresa junto à Prefeitura, nele constam os dados da empresa e a autorização o seu funcionamento.

O Certificado de Regularidade do CRC é o comprovante da situação cadastral do escritório junto ao Conselho Regional de Contabilidade-CRC, comprovando a autorização para exercer a atividade.

Escritório especializado

Diante da diversidade de atividades e forma de atuação, tributação e movimentos, é interessante optar por empresas que trabalhem por nicho., assim a possibilidade de você se identificar com o escritório é maior e mais vantajosa.

Relatórios

Para que contribua de forma decisiva com a gestão da sua empresa, cabe ao escritório contábil fornece relatórios de qualidade para facilitar suas tomadas de decisão.

Isso deve ser feito constantemente, de preferência a cada mês, de maneira que você tenha um parâmetro seguro sobre o andamento do seu negócio.

Orçamento

É preciso que os gastos que a sua empresa fizer com serviços contábeis caibam dentro do seu orçamento. Entretanto, quando se conta com um escritório competente, é possível reduzir custos e transformar gastos maiores em investimentos. Para tanto, é preciso considerar a relação custo/benefício.

Avalie então o que a sua empresa precisa em termos de qualidade de serviços, demanda e benefícios. Compare isso com o que o escritório poderá trazer para ela. Dependendo da sua necessidade, você pode precisar de profissionais com conhecimentos específicos.

Gostou? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo!

A Razonet surgiu em 2016, foi planejada e desenvolvida nos mínimos detalhes, com muito cuidado e carinho para ser a melhor empresa de contabilidade digital do Brasil.

Ainda com dúvidas?

Veja aqui as principais perguntas e as respostas