Como definir metas SMART para a sua empresa

Publicado em: 04/07/2019

Porque você precisa estabelecer objetivos específicos para o seu negócio e como eles podem te ajudar a ter mais sucesso

Atire a primeira pedra quem nunca pensou ou tentou perder peso. Seja você homem ou mulher, tenho certeza de que em algum momento da sua vida você se olhou no espelho e pensou: “Seria bom perder uns quilinhos”. E se você é daqueles que fez dieta, com certeza definiu um prazo, colocou uma meta: perder 5 quilos até o Natal, 6 cm até aquela festa do escritório. Entrar no vestido para aquele evento, e por aí vai! Ok, mas o que esse papo de dieta tem a ver com metas SMART e empreendedorismo?

É simples, seja para fazer dieta ou para obter sucesso com o seu negócio você precisa definir um objetivo concreto, real. Onde você quer chegar? Quantos quilos você quer perder? Dois, Três? Em quanto tempo? O que você pretende fazer para chegar lá?

O mesmo vale para a sua empresa? Quanto você quer lucrar? Ou quanto pretende vender? Quantos clientes quer atender? Em qual prazo?

Ah, mas isso é fácil, consigo elencar esses tópicos aqui rapidinho. Bom, não é tão simples quanto parece. Estabelecer metas não é um processo tão básico. Requer estudo, informações, ferramentas e metodologia. Uma dessas ferramentas é o método SMART.

O que são metas SMART 

Para começar vamos deixar claro que as metas SMART podem ser aplicadas a qualquer coisa. Em qualquer área da sua vida pessoal ou profissional. O objetivo dessa ferramenta é auxiliar na construção de metas palpáveis e te ajudar a alcançá-las.

É bom saber também o que não são metas. Por exemplo: desejos não são metas. Tarefas não são metas. Metas são objetivos quantificados e devidamente especificados, metas são temporais e totalmente ligadas a prazos. Ou seja, aumentar as vendas não pode ser considerada uma meta. Lucrar mais não é meta. Mas aumentar as vendas em 15% até agosto deste ano, é uma meta. Lucrar, pelo menos, 40 mil reais por mês até agosto deste ano, é uma meta. 

As metas SMART são definidas por letras. Cada letra corresponde a um requisito. 

S – specific ou específica

a meta tem que ser bem específica. Por exemplo, na descrição acima: aumentar as vendas. Aumentar as vendas não é uma meta porque não é específica. Imagine passar essa informação para sua equipe de vendas. Ela é muito vaga. Aumentar as vendas em quantos %? Em que prazo? Qual estratégia será utilizada para alcançar esse objetivo? Quem estará envolvido?

Para ser específica, uma meta deve responder às seguintes perguntas:

Vamos supor que você tem um e-commerce e planeja aumentar as vendas em 10% nos próximos 3 meses utilizando a ajuda do marketing digital. Vejamos se essa é uma meta específica:

Bom, parece que essa é uma meta específica, de fácil entendimento. Mas será que ela é Mensurável?

M – measurable ou mensurável

Criar uma meta que não pode ser medida é no mínimo sem sentido. No nosso caso acima queremos aumentar as vendas em 10%, para isso precisamos acompanhar os números. Você já deve ter um controle prévio de quanto vende ao mês. Com isso fica mais fácil quantificar.

No nosso exemplo:

Certo, digamos que a equipe de marketing conseguiu atingir o objetivo em metade do tempo. E agora? Definimos outro objetivo? Que tal aumentar as vendas em 30% em mais 1 mês? É possível?

A – attainable ou atingível

Muito bem, sua equipe de marketing deu duro e conseguiu aumentar as vendas em 10% em apenas 1 mês, mas será que a meta de 30% no mesmo espaço de tempo é atingível ou você está indo longe demais?

O perigo de metas impossíveis é que elas podem desmotivar você, a equipe e todas as pessoas envolvidas.  

Portanto, antes de criar uma meta, é fundamental avaliar os seguintes pontos:

Analise o seu histórico de vendas e veja se atingiu aquele marco antes. Quais estratégia foram utilizadas? Algum fator externo colaborou? Analisar a viabilidade da meta é essencial para conseguir alcançá-la.

O que nos leva ao nossa próximo item.

R – relevant ou relevante

A meta traçada é relevante para o seu negócio? Aumentar as vendas em 10% com  certeza é uma meta relevante, porque se alcançada aumentará o faturamento e lucro da empresa. 

No entanto, uma meta que não gera efeito sobre o negócio não deve ser considerada prioridade. Para criar uma meta relevante é importante olhar os principais números da empresa, como o faturamento, número de clientes e lucro. Assim, uma meta relevante terá impacto direto nesses indicadores.

T – time based ou temporal

Como já dissemos anteriormente metas sem tempo pré-determinado não podem ser consideradas metas. Você quer emagrecer 3 quilos? Ótimo! Em quanto tempo? 1 mês, 3 meses, 1 ano?

Aumentar o faturamento da empresa em 10%? Ter 20% a mais de clientes? Vender o dobro de produtos? É o tempo que vai te ajudar a determinar as estratégias, a viabilidade e a relevância dessas metas. 

Exemplos de meta SMART: Aumentar as vendas em 10% no prazo de 3 meses com a utilização de marketing digital. A equipe de marketing ficará responsável pela estratégias de marketing de conteúdo que será utilizada para alcançar o objetivo.

Com a descrição acima conseguimos garantir que todos os envolvidos tem total compreensão da meta. Ela é específica, mensurável, atingível, relevante e temporal.

Dicas para garantir o sucesso de suas metas

Já que as metas devem ser mensuráveis, o ideal é acompanhar o desempenho das metas. E nada de deixar para o último minuto. Se você quer perder 3 quilos em 2 meses por exemplo, o ideal é se pesar com certa frequência para saber se a dieta está dando resultados, como está sua evolução.

O mesmo vale para as metas do seu negócio. Se as vendas devem aumentar em 3 meses que tal avaliá-las mensalmente? Só assim você terá tempo hábil para ajustar estratégias no meio do caminho. 

A segunda dica é manter todos os envolvidos bem informados do andamento da meta. Delegue funções, compartilhe informações. Conscientize a equipe de que para atingir os resultados esperados todos precisam fazer sua parte.

Para finalizar, quando atingir a meta dê crédito a quem merece. Apresente os resultados. Ofereça incentivos. Estimule sua equipe a correr atrás da próxima meta!

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