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WhatsApp Para Vender: Como e Porque Usar
21/07/2021 às 13h509 min de leitura

No último ano aprendemos muito sobre a tecnologia, passamos a utilizar ela ainda mais nos nossos dias, seja para entrar em contato com nossos familiares, não tão distantes assim, ou então para realizar compras na internet.

Muitas empresas utilizaram a tecnologia pela primeira vez, pois o momento mostrou a necessidade de se comunicar e até mostrar seu produto/serviço pela internet. Outras empresas, que já utilizavam a tecnologia como uma aliada, aprimoraram o seu uso e criaram possibilidades de vendas.

Hoje vamos falar de uma ferramenta de vendas que está trazendo muitos resultados positivos, principalmente para pequenas e médias empresas, o WhatsApp.

Sei que em algum momento passou pela sua cabeça que conversar com seu cliente pelo WhatsApp pode ser invasivo. Sim, pode ser invasivo ou pode ser a melhor solução para aumentar as vendas da sua empresa, tudo vai depender do seu mercado e do seu público.

Para que você analise se o WhatsApp é uma ferramenta de vendas para a sua empresa, vamos conversar e entender mais quais os benefícios dessa plataforma, então vem comigo!

 

Por que usar o WhatsApp para vender?

Vamos usar o exemplo de um pet shop, Pet Shop Pipico. Como usar o WhatsApp para vender meu serviço?

Primeiro você precisa entender a importância das Redes Sociais como ferramenta de Marketing e utilizar ela de forma correta. Para isso confira o vídeo completo sobre Instagram para Negócios, clique aqui

A primeira comunicação com o seu cliente é através das Redes Sociais, você vai colocar fotos e vídeos sobre o seu serviço, vai falar quais serviços e produtos você oferece, vai interagir com seus clientes e preencher o seu perfil com todas as informações que as pessoas precisam saber sobre você e como entrar em contato.

Leia sobre Integração entre Marketing e Vendas

Quando um possível cliente tiver interesse em saber mais sobre seus serviços e valores vai direto para seu perfil no Instagram procurar um meio para contato, por isso, é importante que o número do seu WhatsApp esteja ali, fácil de ser visualizado! Se você colocar o seu número como link, melhor ainda, a pessoa será direcionada para o seu número e já pode iniciar a conversa. Esse contato não pode ter barreiras, tem que ser o mais fácil e simples possível.

Acima tenho o link do WhatsApp da Razonet, você pode tirar todas as informações que deixei em negrito e adicionar o seu DDD + 9 + número de WhatsApp da sua empresa. Faça o seu teste e insira nas suas redes.

Claro que você pode ter o atendimento telefônico, que você pode deixar como opção de contato, mas, hoje, a maioria dos brasileiros está no WhatsApp e preferem um contato por meio desta plataforma.

De acordo com os dados do Chroma Insights, em 2019, 60% dos brasileiros já usavam o WhatsApp no trabalho. Além disso, no mesmo ano, uma pesquisa da Morning Consult/WhatsApp apontou que 73% dos gestores de pequenas e médias empresas brasileiras afirmam que as vendas aumentaram por conta do WhatsApp.

Como usar o WhatsApp para vender?

1. Tenha um vendedor disponível sempre!

O WhatsApp como ferramenta de vendas tem que ser simples e rápido, então é importante que você tenha uma pessoa que fique de olho o tempo todo, isso mesmo, O TEMPO TODO! É a sua ferramenta de vendas, não é mesmo?! Então seu cliente não vai querer esperar horas ou dias para ter uma resposta, ela precisa ser rápida e atender às necessidades.

Apesar do aplicativo ser muito utilizado e ser a preferência de muitas pessoas, ainda assim, você precisa pedir permissão para conversar com a pessoa. Se ela não gostar de receber mensagens pelo WhatsApp, por considerar invasivo, pode ser um ponto negativo na hora de vender, além de Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que já está ativa.

2. Tenha respostas prontas, mas nada de robô!

Esteja preparado para as perguntas, ter um documento no word com as respostas rápidas é uma boa ideia, MAS você precisa ter muito cuidado ao enviar essas mensagens. Nada de parecer um robô com resposta pronta, então peça o nome da pessoa, mostre que você está ali para atender a necessidade dela, analise e apresente a melhor solução, seja humano.

Afinal, o WhatsApp é a ferramenta que deixa você mais próximo das pessoas, por isso, vale muito enviar áudios, por exemplo. Que tal produzir vídeos rápidos com a experiência de banho dos pets? Envie para a pessoa conhecer o seu serviço, com certeza ela vai adorar saber como seu pet será tratado na sua empresa.

Dependendo do seu negócio, você pode iniciar o contato via WhatsApp e marcar uma ligação por vídeo para esclarecer sobre seus serviços e permitir um espaço para perguntas, por exemplo.

Leia sobre Atendimento ao cliente: Dicas práticas!  

3. WhatsApp como forma de pagamento

Agora o WhatsApp também tem a opção de pagamento, então você pode realizar a sua venda, receber o pagamento e enviar o seu produto, sem precisar que a pessoa vá até o local. No caso do Pet Shop Pipico, por exemplo, você pode receber pelo WhatsApp e enviar um carro para buscar o pet em casa.

Para entender mais sobre o WhatsApp para pagamentos clique aqui. 

 

WhatsApp Business para vender

WhatsApp Business é uma versão do WhatsApp para empresas, onde você pode criar o seu perfil completo com as informações do seu negócio: localização, segmento, contato, link para site e oferecer um catálogo para descrição de produtos e serviços.

No exemplo do nosso pet, coloque a localização da empresa, informe que possui veterinária 24 horas, qual é o seu site, coloque a descrição e valores de banho, tosa, vacinas, rações e outras informações. Assim tudo fica mais fácil na hora de seu cliente visualizar.

Além disso, o WhatsApp Business permite que você crie mensagens de boas-vindas; mensagens de ausência (para mensagens recebidas fora do horário de atendimento); utilizar etiqueta para organizar seus contatos e conversas; e você consegue mensurar os resultados, como mensagens entregues, abertas e volume de mensagens lidas.

 

Utilize um sistema de CRM para vender

Se você tem um grande volume de mensagens no WhatsApp recomendo que utilize um sistema de CRM para centralizar todas as informações em um único lugar. Aqui na Razonet, por exemplo, utilizamos o CRM do RD Station, onde conseguimos registrar todos os números, identificar em qual fase do contato estamos, se a pessoa é qualificada e, por fim, se a venda foi realizada. Assim, você consegue mostrar os resultados para toda a equipe e identificar as pessoas que estão procurando o seu serviço para criar estratégias de captação de clientes.

Agora que você já sabe como usar é hora de colocar em prática!! (:

Como falei, aqui na Razonet usamos o WhatsApp como ferramenta de contato, seja para vendas ou para atendimento ao cliente, claro, depois de várias tentativas de plataformas diferentes, identificamos como a melhor, mais fácil e rápida.

Se você quer conhecer mais sobre a Razonet, a Primeira Contabilidade Digital do Brasil, clique aqui e converse com a nossa equipe de vendas

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