Tudo o que você precisa saber sobre Contabilidade Digital


A internet facilitou e dinamizou diversas atividades profissionais e isso ajuda a contabilidade digital a se tornar uma realidade para empreendedores e empresários brasileiros.

Com a tecnologia disponível nos dias de hoje, o trabalho de empresas de contabilidade e dos contadores torna-se mais produtivo à medida em que novas ferramentas são disponibilizadas.

Sendo assim, a melhor forma de entender o conceito de contabilidade digital é perceber principalmente a mudança na execução das tarefas contábeis.

O que é a Contabilidade Digital?

Por meio do uso de ferramentas online, os profissionais de contabilidade contam com automação de tarefas que tornam seu serviço ainda mais qualificado.

Ao contrário de outras profissões, que perderam espaço devido ao avanço tecnológico, a contabilidade digital potencializa o trabalho do contador. O que é cada vez mais essencial neste mercado.

O que a contabilidade digital faz para o setor é aperfeiçoar todos os serviços que hoje são oferecidos ao cliente final.

Aproveitando a agilidade e dinamismo da internet.

Leia mais sobre Como utilizar a tecnologia a favor do seu negócio

Mas qual a diferença entre os modelos?

A contabilidade digital tem como premissa identificar os processos repetitivos e transformá-los em funções básicas dos dispositivos online.

Felizmente, muitos desses processos oferecem a possibilidade de serem totalmente automatizados.

Porém, outros não, porque possuem uma complexidade que exige os comandos manuais dos profissionais. Nas plataformas de contabilidade digital, as principais diferenças para o modelo tradicional passam pelos processos de envio e recebimento de documentos.

As guias de pagamento, por exemplo, assim como todos os outros documentos contábeis, são entregues de forma mais segura, rápida e sem extravios.

Além disso, os arquivos de cada cliente podem ser armazenados em nuvem e isso significa menos espaço físico ocupado.

Vantagens da contabilidade digital

Para ficar mais fácil a compreensão sobre o quanto a contabilidade digital pode modernizar seus processos, listamos abaixo as 6 principais vantagens.

Atendimento

Esta pode ser vista como a principal vantagem que a internet trouxe para o setor contábil. O primeiro impacto é a redução de custos gerados no atendimento, por exemplo.

O atendimento online oferecido em serviços de contabilidade digital pode ser feito tanto pelo próprio App quanto pelo WhatsApp. Ou qualquer outro aplicativo de mensagens instantâneas ou de gerenciamento. O importante é salientar que a contabilidade digital não significa atender os clientes através de robôs ou gravações eletrônicas.

O grande diferencial deste novo conceito no universo contábil é a facilidade de comunicação que o ambiente online proporciona entre o consultor e o cliente.

Documentos

A contabilidade digital usa cada vez menos papéis, já que todos os documentos necessários para os trâmites contábeis são digitalizados.

Ou seja, as declarações, guias de pagamento, notas fiscais, entre outros materiais, podem ser trocadas de forma rápida e sem riscos de mal-uso ou perda, por exemplo.

Pelo aplicativo é possível enviar, receber e consultar qualquer documento referente à contabilidade.

Integração

Enviar e receber documentações e registros contábeis é uma tarefa comum entre clientes e consultores. Além da contabilidade digital oferecer opções de troca desses arquivos pela internet, é possível ir além.

Hoje a tecnologia disponível nos permite integrar o sistema da empresa com o do seu cliente e vice-versa. Com a importação de dados dos dois lados todo o processo ganha agilidade já que ambos passam a ter acesso às movimentações em tempo real.

As ferramentas de contabilidade digital também permitem o monitoramento remoto sobre cada receita e despesa registrada pela empresa.

Produtividade

A tecnologia otimiza o tempo de trabalho e isso resulta em aumento do rendimento, já que procurar um documento está a apenas um clique de distância.

Menos papéis espalhados, informações bem definidas, documentos digitalizados, tudo isto reduz consideravelmente o risco de falhas.

Portanto, a tecnologia trabalha a favor da contabilidade digital melhorando o gerenciamento do tempo dos profissionais.

Praticidade

Um toque na tela do smartphone é o que basta para se fazer um o cálculo automático de impostos a pagar, contas a receber ou qualquer outro serviço contábil.

Com a correria do dia a dia é cada vez mais difícil encontrar tempo na agenda e, por isso, a contabilidade digital vem sendo tão procurada.

Transparência

Outra vantagem da contabilidade digital é a transparência em todos os processos. E também, o registro online de todos os passos dados pela companhia em seu nicho de mercado.

Desta forma, a contabilidade digital se destaca esclarecendo os motivos de cada ação e facilitando a comunicação entre as partes.

Resumo das vantagens da contabilidade digital

  • O trabalho do contador não foi e nem será substituído;
  • O ambiente virtual é o principal diferencial para a realização das tarefas.
  • Mais produtividade já que o contador consegue fazer mais tarefas em menos tempo;
  • Maior eficiência no desenvolvimento do trabalho com custo reduzido;
  • Diferentes pontos de contato com o cliente;
  • Melhor organização e gestão do tempo;
  • Facilidade de monitoramento constante das tarefas pelo cliente e pela empresa.

Leia mais sobre Porque a contabilidade é importante para a gestão de negócios

Outros benefícios da contabilidade digital

Além das vantagens que já conhecemos, a contabilidade digital é composta por diferentes aspectos que fazem toda a diferença sobre o modelo antigo.

Hoje as plataformas disponíveis para contabilidade digital oferecem diferencial que impactam na estrutura das empresas.

Salas com armários e móveis recheados de papéis e documentos não faz parte da nova realidade contábil. O armazenamento de todos os dados em nuvem não só enxuga o espaço físico necessário. Mas também, exclui a busca manual e cansativa por esses dados.

Outro benefício extra da contabilidade digital é a mecanização dos processos que antes eram realizados por pessoas e hoje pelas máquinas.

A automação permite que e-mails sejam enviados, protocolos sejam gerados, tarefas recebam baixa no sistema. Tudo de forma automática, sem a necessidade de intervenção humana.

Por que a Razonet?

Desde 2016, a Razonet Contabilidade Digital foi planejada e desenvolvida unindo as oportunidades tecnológicas com mais de 25 anos de experiência em contabilidade.

O objetivo dos idealizadores deste aplicativo compatível com todos os sistemas operacionais móveis é oferecer ao empreendedor brasileiro o gerenciamento de seu negócio feito de maneira simples, segura, integrada e totalmente digital.

Por isso, nosso aplicativo conta com integração automática de dados que são acompanhados por nossos contadores.

O foco dos serviços de contabilidade digital da Razonet está em pequenas empresas com faturamento de até R$ 3,6 milhões ao ano. Por exemplo, o MEI (Microempreendedor Individual).

Através deste aplicativo o usuário consegue acompanhar o faturamento do seu negócio em tempo real. Ainda, pode fazer consultas às certidões, contas a pagar, impostos e até gerenciar os funcionários a qualquer hora do dia. Além disso, todos os clientes Razonet contam com a disponibilidade de um contador entre 07:45h e 17:30h, de segunda à sexta-feira. Todas essas funcionalidades têm o único objetivo de tornar a vida do empreendedor muito mais fácil e segura.

E então, Gostou?

Baixe o aplicativo Razonet e conheças as opções de planos tanto para novas empresas quanto para companhias que migram para a nossa plataforma!

Deixe um comentário

Maria Cristina

Muito bom!! Novos tempos!

20/06/2020 às 21h27