Transformação Digital: insights para a sua empresa!


Se você tem um negócio que foi afetado pela pandemia do Covid-19, sabe o quanto é importante o uso da tecnologia e da transformação digital para continuar operando e entregando o seu produto/serviço para os clientes.

É importante destacarmos que essa transformação já ocorre há muito tempo, a pandemia apenas acelerou esse processo.

Uma pesquisa realizada pela Samba Digital aponta que 45,7% das empresas brasileiras já estão implementando uma estratégia de Transformação Digital, enquanto 30,5% estão atualmente desenvolvendo uma estratégia e apenas 1,9% dos entrevistados não possuem planos para a transformação digital.

Esse é o futuro das empresas, a tecnologia como uma aliada para relações entre cliente e empresa, aperfeiçoamento dos processos digitais que irão proporcionar uma experiência mais positiva na jornada do cliente, resultando em mais tempo para focar no atendimento.

Segundo a pesquisa “A maioria das empresas disse investir em categorias e temas como Analytics, Cloud Computing e Arquitetura de Sistemas, traduzindo a necessidade das empresas em tomar melhores decisões, ser mais ágil e moderno para poder escalar. As empresas já geram uma quantidade gigante de dados, mas o grande desafio é transformar essas informações em insights para agir de uma forma mais assertiva.”

O investimento em Cloud, por exemplo, está ligado a automação em serviços para que as empresas ganhem mais agilidade e eficiência no dia a dia, disponibilizando dados em tempo integral. Além disso, o investimento inicial é baixo, pois não há necessidade de adquirir equipamentos, despesas com energia e manutenção, por exemplo. 

Quando falamos nessa transformação digital sabemos que é preciso de profissionais de TI capacitados para oferecer essa nova experiência nas empresas, porém é um ponto de preocupação, pois o mercado está em falta de mão de obra neste setor. Mas, fique atento, essa é uma das tendências para os próximos anos, integrar o setor de tecnologia com todos os setores da empresa para que se torne parte do processo.

 

Como implementar a transformação digital na minha empresa?

Verifique as principais tendências de transformação digital do seu mercado, estude os seus concorrentes e conheça a sua empresa mais a fundo para identificar as prioridades desse processo.

Toda essa transformação digital tem como principal objetivo melhorar a experiência do cliente. Isso só é possível porque conseguimos aprimorar os serviços com a otimização dos processos que entregam soluções mais acertadas.

Espero que esse conteúdo tenha ajudado a ter novos insights para o seu negócio.

Compartilhe com seus amigos empreendedores! (:

 

Confira mais insights: MIT Technology Review

Deixe um comentário