Sistema de Gestão Financeira: O que é e como funciona?

06/05/2022 às 11:26:17 • 4 min de leitura
Sistema de Gestão Financeira: O que é e como funciona?
Ao desenvolver um negócio, você precisa pensar em muitos fatores, afinal, cabe a você fazê-lo crescer ou quebrá-lo. Para que uma empresa seja bem-sucedida, um sistema de gestão financeira é uma das chaves para uma receita de sucesso e é para isso que existe o gerenciamento financeiro.

O que é uma gestão financeira?
O sistema de gestão financeira é o planejamento, organização e o controle das atividades financeiras.
O maior objetivo de ter uma gestão financeira é de poder maximizar a produtividade de um negócio e usar recursos ao máximo da habilidade da empresa.

Empresas cuidam do sistema de gestão financeira utilizando estratégias a base da proporção analítica, previsão financeira, os custos e lucros do negócio. A implementação da gestão financeira em empresas é fundamental principalmente para a busca de crescimento.

Quais são as funções da gestão financeira?
 As cinco funções principais da gestão financeira são:
  1. Estimativa de requisitos capital.
  2. Determinar a composição capital.
  3. Escolher fundos e recursos.
  4. Escolher onde investir os fundos.
  5. Fazer decisões a base da gestão do dinheiro e controlar as finanças gerais.
Principais vantagens
Com a utilização de um sistema de gestão financeira o ganho da produtividade aumenta gradualmente.

A comunicação interna facilita, já que os departamentos da empresa irão acessar a informação financeira da empresa em um local só.

As informações serão mais acessíveis haja vista que toda a informação será emitida automaticamente no sistema por meio da emissão de relatórios.

Como funciona? Passo a passo
Primeiramente analise os recursos disponíveis e faça uma verificação que o sistema cumpre as necessidades do seu negócio.

Após, análise o custo-benefício das plataformas e considere as vantagens de utilizar o sistema.

Depois, verifique a segurança do sistema. Um sistema de gestão financeira desenvolve o material a base do armazenamento em nuvem, porém, verifique a segurança além com a certeza de que existe um código de segurança SSL.
Então decida como irá funcionar a implementação do sistema na sua empresa. Para que você possa fazer uma transição tranquila avalie bem os prós e contras da mudança de sistema.

Finalmente, faça um período de teste para ver se foi uma boa escolha.

Expectativas para a empresa utilizando a gestão financeira
Após a implementação do sistema, as decisões financeiras serão mais eficientes, tanto a curto como longo prazo, o que permitirá a gestão de um capital de giro saudável. O bem sucedido CEO, investidor e empreendedor da Amazon, Jeff Bezos, fala que, ‘’para que uma empresa se desenvolva e seja bem sucedida o time de liderança precisa discordar e se comprometer, para de decisões difíceis sejam alinhadas.’’

E se o assunto for a contabilidade da sua empresa ou se você quer melhorar seus procedimentos contábeis aderindo a uma empresa segura, eficiente e com preços baixos, instale nosso app e fale com nossos especialistas.
 Quer receber mais materiais como esse? Clique aqui e cadastre-se para receber nossos informativos e notícias em primeira mão. 
 
Referências: 

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.