Produtividade no trabalho: como organizar meu tempo?

06/05/2022 às 11:30:47 • 7 min de leitura
Produtividade no trabalho: como organizar meu tempo?
Trabalhar em um ambiente com organização de tarefas, horários e listas, por exemplo, faz toda a diferença em um resultado ainda melhor para o seu negócio. Neste artigo vou dar dicas para que você aproveite melhor o tempo e ganhe em produtividade no trabalho.

As vezes estamos tão atolados de atividades que acabamos não anotando nada, não colocando prioridades e vira tudo uma bola de neve. Quando você percebe, esqueceu de entregar um serviço, perdeu um arquivo ou até mesmo esqueceu uma reunião importantíssima com um representante.

Isso é mais comum do que imaginamos. Hoje em dia exercemos muitas atividades ao mesmo tempo e nem sempre conseguimos nos organizar para que as coisas fiquem redondinhas. Mas, é preciso ficar atento ao seu tempo, em muitos casos ele pode afetar diretamente no desempenho do seu negócio e tudo ir por água abaixo.

Estou aqui para dar dicas para que esse cenário mude e que você tenha ainda mais produtividade no trabalho. Vem comigo!

O cenário atual – tempo no trabalho

Vamos imaginar a seguinte situação: Maria é uma jovem de 28 anos que montou seu próprio negócio há 2 anos, uma empresa que presta serviços de marketing, Agência Lumos. Ela tem uma equipe muito qualificada que a ajuda com todas as tarefas, mas como é uma empresa recente ela ainda não designou responsáveis por setores, o pessoal vai se ajudando e no final dá tudo certo.

Mas agora o cenário está mudando. A Lumos está com novos clientes e muitos outros querendo fechar parceria, então o trabalho está aumentando e o pessoal está fazendo hora extra para poder atender com eficiência.

Maria está cuidando da papelada da empresa, pagando contas, gerenciando com os fornecedores e ainda designando tarefas, ajudando com a venda aos novos clientes, enfim, está atolada até a cabeça.

Durante o dia ela tenta anotar em um bloco de notas as atividades o que precisa fazer, mas os dias estão tão corridos que ela acaba esquecendo de anotar ou parando o que está fazendo para realizar uma nova tarefa e depois já não lembra nem o que precisava terminar.

Se você se enxergou um pouquinho na Maria é hora de organizar o tempo no seu dia a dia. Para isso, você precisa respirar fundo, sentar e começar do zero.

Dicas de como organizar o tempo no trabalho

Para ajudar com isso separei algumas dicas que você e a Maria, podem utilizar para organizar o tempo e aumentar a produtividade no trabalho. Confira:

- Faça uma reunião com o seu time e coloque uma pessoa responsável para cada setor da sua empresa, onde ela terá que que designar tarefas aos demais colaboradores. Realize uma reunião mensalmente com os líderes e apontem as atividades realizadas, pontos de melhorias, enfim, tudo que precisa ser feito para sua empresa continuar com tudo.

Você, empreendedor, precisa estar empenhado em fazer o negócio andar, ou seja, administrar a sua empresa, fechar novas parcerias, cuidar da gestão e não da operação. A operação você deve delegar ao seu time, por isso é preciso estar cercado de pessoas competentes e de confiança.

- Realize listas no Trello, Word ou até no próprio Excel, com um cronograma mensal e atividades que precisam ser feitas no dia. Assim que elas forem realizadas coloque um check no final, desta forma você consegue acompanhá-las.
- Ah, outra dica importantíssima é determinar prioridades. Organize seu cronograma ou sua lista diária com as suas prioridades, ou seja, o que você tem prazo para entregar, o que precisa ser repassado a outro setor para dar sequência a um serviço, etc.
- Separe um tempinho do seu dia para respirar, relaxar, 5 ou 10 minutinhos para desacelerar. Quando você voltar sua mente estará mais limpa e tudo funcionará mais fácil e mais rápido.
- Faça uso da tecnologia! Já falamos sobre o assunto em diversos artigos do nosso blog, mas preciso dizer novamente que a tecnologia muda o seu dia a dia, agiliza as tarefas e você, sua equipe e a empresa ganham tempo, clientes e sucesso nos negócios.
- Se você é aquele empreendedor que não tem hora para começar a trabalhar, para o almoço, para a saída, enfim, não tem horário, é melhor repensar. Você precisa definir horários, assim você consegue organizar melhor o seu tempo e a sua produtividade.

Aliado a isso, você precisa separar as tarefas pessoais das profissionais. Assim como as contas não podem ser misturadas para não causar confusão com a sua contabilidade, as atividades pessoais e da empresa também precisam andar separadas, evitando que você se sobrecarregue ou ainda que atrapalhe o seu negócio.

- Por último, mas não menos importante, não seja multitarefas, não queira abraçar o mundo com as mãos e realizar tudo ao mesmo tempo, peça ajuda, contrate profissionais capacitados e com atitude, assim eles conseguem te ajudar com as lideranças e tudo funciona bem melhor.

Benefícios da organização do tempo no trabalho
Muito bem, até agora citamos um exemplo real das empresas, mostramos como organizar essa bagunça, mas você pode se perguntar: - E na prática o que nós ganhamos?

Exatamente, a pergunta é nós! Você, sua empresa e seus colaboradores ganham diversos benefícios no dia a dia, influenciando diretamente nos clientes, nas vendas, etc. Vejamos:

- Mais produtividade;
- Menos retrabalho;
- Mais qualidade;
- Melhores resultados;
- Melhora a imagem da empresa;
- Aumenta a criatividade;
- Previne os imprevistos.

Enfim, existem diversos benefícios que influenciam diretamente na empresa. O que você precisa fazer agora é repensar o seu dia a dia antes de qualquer coisa, ganhar mais produtividade no trabalho e utilizar as dicas deste blog para ter ainda mais sucesso no seu negócio.

Quer receber mais materiais como esse? Clique aqui e cadastre-se para receber nossos informativos e notícias em primeira mão.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.