Plano de ação para empresas: o que é e como desenvolver?


Lembra do artigo Produtividade no trabalho? Nele falamos um pouquinho sobre a importância de designar tarefas, hoje vamos falar mais sobre o assunto e mostrar na prática como fazer um plano de ação para empresas. E aí, já está confortável para continuar a leitura? Vem comigo!

Atingir ótimos resultados toda empresa quer, não é mesmo?

Mas você deve estar pensando: - Eu me esforço tanto para isso. Meu atendimento ao cliente é o melhor, entrego um serviço completo e divulgo até nas redes sociais.

Ainda assim eu tenho que perguntar: Você definiu objetivos e metas para sua empresa? Designou os responsáveis para cada atividade realizada? Se você quer melhores resultados e escalar o seu negócio é melhor ficar atento a todos esses detalhes.

O que é um plano de ação para empresas?

Para que você entenda melhor o que é um plano de ações e a importância dele, vamos a um exemplo! 

Carlos é sócio de uma loja de informática, TechTudo, que vende computadores, placas de vídeo, fones de ouvido, cabos, adaptadores, etc.

A loja está indo de vento em popa, como diria sua mãe. Carlos já não tem como dar conta de tudo com apenas 3 funcionários. Novos colaboradores foram contratados, além disso novos setores foram instalados, como vendas, técnico e financeiro.

Com o aumento de despesa, as vendas também precisam crescer, mas para isso também é preciso que a casa esteja em ordem, ou seja, que tudo funcione direitinho da porta pra dentro, assim o resultado da entrega final do produto ou serviço é satisfatório ao cliente.

Mas qual é a melhor forma para organizar tudo isso, o que Carlos precisa fazer para que suas vendas aumentem e seu negócio escale?

Um plano de ação para empresas! Este plano irá definir os objetivos e metas da empresa, designar tarefas para responsáveis e acompanhar o andamento dos projetos. Isso tudo irá estimular os colaboradores a realizar mais vendas, melhorar o atendimento e a entrega final do produto ou serviço.

Como fazer um plano de ação

Como fazer com que essas metas sejam atingidas? O que Carlos precisa fazer?

Existem diversas estruturas para um plano de ação. Hoje vamos falar de um método bem conhecido, simples e prático, que funciona muito bem dentro das empresas, o famoso método 5W2H.

Por onde começar?

Primeiramente, Carlos precisa definir as metas da sua empresa: aumentar as vendas em 50% até 31/12/2020, melhorar os processos internos, qualificar os novos colaboradores com conhecimento técnico, etc.

O próximo passo é habilitar o método 5W2H para cada meta determinada. Abaixo você irá conferir o passo a passo, que é basicamente uma planilha, onde você tenta resolver o “problema” através de algumas perguntas, sendo elas:

- What? (o que): aqui você irá designar a tarefa que será realizada. Lembre-se: é muito importante que a sua meta seja alcançável, afinal, ninguém quer frustrar um colaborador por um número que era praticamente impossível de ser atingido, por exemplo.
- Why? (Por que): identifique a vantagem da tarefa que foi designada, qual a importância dela no dia a dia.
- How? (Como): é o momento de descrever a ação da tarefa, as etapas que você passará para concluir o objetivo principal.
- Who? (Quem): vamos designar responsáveis? É hora de definir quem será o responsável por realizar a tarefa, um setor ou um funcionário. É uma interação com a equipe, exigindo esforço coletivo no alcance das metas.
- When? (Quando): é hora de estabelecer prazos! Quanto tempo levará para realizar esta ação? Se for uma tarefa muito longa você pode estabelecer prazos de início, meio e fim, por exemplo.
- Where? (Onde): este é o momento de indicar o local que será realizada a tarefa.
- How much? (Quanto): avalie os custos desta ação. Quanto será necessário investir até concluir a tarefa.

Abaixo temos o método aplicado ao exemplo do Carlos.

Ao aderir ao plano de ação você irá amenizar os riscos e manter os colaboradores atentos aos processos empresariais. Além disso, o aumento da produtividade e eficiência no trabalho será ainda maior, pois as pessoas se sentem responsáveis ao assumir tarefas e isso faz com que elas estejam mais dispostas para alcançar bons resultados.

Lembrando ainda, que você, como gestor, poderá acompanhar o quadro de metas, tarefas e prazos para garantir que os resultados aconteçam.

No caso da loja TechTudo, com certeza no final do ano, o Carlos terá percebido um aumento da lucratividade e um desempenho melhor na loja!

Existem outras ferramentas para realização do plano de ação, como é o caso das metas SMART, mas vamos deixar para falar sobre o assunto no próximo artigo sobre gestão empresarial.:)

 

Quer receber mais materiais como esse? Clique aqui e cadastre-se para receber nossos informativos e notícias em primeira mão.

Referências:

Sebrae
Siteware

Deixe um comentário

Luciana

Adorei este artigo

04/08/2020 às 16h02

Razonet Contabilidade Digital

Oi, Luciana, tudo bem?

Ficamos muito felizes em poder contribuir com a sua empresa.

Acompanhe nosso blog, toda semana temos conteúdo novo.

Abraços, Razonet!

04/08/2020 às 16h19