Nota Fiscal: Aprenda como emitir

05/05/2022 às 16:45:49 • 6 min de leitura
Nota Fiscal: Aprenda como emitir
Emitir Notas Ficais é um passo muito importante para empresas, entretanto, o passo a passo do processo gera dúvidas em muitos empreendedores.

Você tem dúvidas de como emitir Nota Fiscal? Este momento pode ser delicado e requer sua atenção durante o processo. Com base, nisso preparamos para você algumas orientações.

O que é uma nota fiscal?
Nota fiscal, é um tipo de comprovante emitido ao realizar uma venda ou prestar um serviço. A emissão de notas fiscais é obrigatória por lei, (Lei 8.846/94 – Artigo 1º), e deve ser feita sempre quando houver um processo de compra/venda ou prestação de serviços de sua empresa.

Atualmente a emissão de notas fiscais é feita por meio eletrônico, pela chamada NF-e (nota fiscal eletrônica), o que torna o processo mais rápido, fácil e seguro.

Quais são os modelos de nota fiscal?
Se você compra e vende mercadorias, a sua nota fiscal será do tipo eletrônico e você precisará de uma inscrição estadual.
Porém, se você presta serviços, a sua nota será uma NFS-e (nota fiscal de serviço eletrônica) e você precisará de uma inscrição municipal.

Para as notas de serviço existe a cobrança de ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza). Esse imposto é municipal, portanto, seu cadastro para emitir notas será feito na prefeitura da sua cidade.

Já para quem compra e vende mercadorias, o imposto incidente será o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), nesse caso o seu cadastro será feito no seu estado da federação, por meio da Secretaria da Fazenda.
É importante destacar que alguns serviços podem sofrer a incidência de ICMS, portanto, antes de emitir uma nota sempre consulte o seu contador.

Para fazer o transporte de carga, é exigido o modelo Conhecimento de Transporte Eletrônico, conhecido como CT-e.
E a NFC-e, é gerada nas vendas diretas do varejo para o consumidor final. 

Tenha um certificado digital
O certificado digital é exigido tanto pela maioria dos municípios quanto pelos estados para a emissão de notas. Isso porque ele assegura que aquela nota foi de fato emitida pela sua empresa, sem qualquer fraude.

Além do mais, o certificado digital confere autenticidade à sua nota, garantindo que ela seja um documento válido.
Para adquiri-lo você precisa entrar em contato com uma Autoridade Certificadora que deverá ser credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP).  
 
 Conheça os softwares emissores de Nf-e
Para substituir o emissor gratuito, será necessário o uso de um software de notas fiscais eletrônicas. Atualmente existem vários sistemas de gestores que fazem a emissão da NF-e, você irá procurar pelo que melhor atende às condições e características de sua empresa.

Atualmente, a Razonet possui um emissor de notas fiscais gratuito para quem possuir certificado digital modelo A1. Esse emissor é muito eficiente para prestadoras de serviço, porém, para indústrias e comércio o ideal é buscar um software de gestão interno além do contador, pois isso facilitará o controle de estoque e de matéria prima (além de emitir nota).
Emita a nota fiscal eletrônica de seus serviços

Para fazer a emissão, você irá preencher quatro etapas, que serão sequenciadas. Para entender melhor, vamos ao passo- a passo.

Passo 1- Acesse o sistema de emissão de notas utilizado pela sua empresa.
Passo 2 – preencha os dados do tomador do serviço (a pessoa que te contratou).
Passo 3 – preencha os dados do serviço prestado. Nessa etapa você precisará informar o código do serviço e o Município no qual o serviço foi prestado. Lembra que falamos a respeito do ISSQN? Pois é, preencher este dado corretamente direcionará o tributo recolhido para o Município certo. 
Passo 4 – preencha o valor do serviço e certifique-se de que o seu serviço possui ou não retenção de ISSQN. Se tiver dúvidas a respeito desta etapa, entre em contato com o seu contador ou diretamente com o Município, pois a retenção varia de acordo com o tipo de serviço prestado.

Cada etapa dever ser preenchida com a devida atenção para que no final a emissão seja validada.
Desde de 2011 a emissão de NF-e se tornou obrigatória, tornando todo o processo de emissão mais prático e eficiente, oferecendo as empresas inúmeros benefícios como: o aumento da credibilidade dos documentos fiscais, ampliação do controle fiscal, redução dos custos de impressão e armazenamento.

Gostou deste artigo? Aproveita para compartilhar com os seus amigos. Continuem acompanhando nossos artigos e leia também “Gestão Financeira: Conheça as dicas para melhorar seu negócio”

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.