Empreender: 05 dicas para facilitar a gestão da minha empresa


 

Você é o dono do negócio!

Muitos empreendedores resolveram abrir o seu negócio realizando o trabalho que eles realmente gostam ou fazem super bem, certo? Mas, além disso, é preciso ficar atento(a) a outro fator importantíssimo: a gestão da empresa!

A gestão inclui diversos serviços como: a contratação de empregados, marketing, análise concorrência, financeiro, entre outros. É o fator responsável pelo sucesso da empresa e as decisões precisam ser assertivas, por isso, hoje listamos 05 estratégias que podem facilitar a gestão da empresa. Vamos lá!

 

A equipe certa: talentos para a sua empresa

Se você é empreendedor sabe como é difícil encontrar talentos no mercado e, principalmente, talentos que tenham a personalidade e comportamento adequado para sua empresa, não é mesmo?

Claro que uma boa gestão é responsável pelo sucesso da empresa, mas contratar os empregados certos também é a chave para o crescimento do negócio.

Muitas vezes, vale mais a pena contratar um empregado sem experiência, mas com motivação, do que um empregado com experiência e que não vista a camisa da empresa. Quer uma dica de ouro? Contrate pessoas otimistas! Elas têm a motivação interna para buscar as soluções.

A motivação faz com que o empregado aprenda o que for necessário, se empenhe e se sinta parte da empresa, é isso que o seu negócio precisa!

Tem dificuldade em traçar o perfil e saber quem contratar? Busque por uma empresa de recrutamento e seleção e diga quais as características que você busca para a sua empresa.

 

De olho na concorrência: práticas para monitorar

Você sabe o que o seu concorrente está fazendo nas redes sociais? É uma boa dica para você começar a praticar!

Acompanhe o perfil do Instagram, Facebook, Youtube, etc. e fique por dentro das novidades e conteúdos que ele oferece. Além de você ficar de olho no comportamento, você pode ter insights para a sua empresa. Não estamos falando em cópia, mas em ideias que podem agregar ao seu negócio e ajudar na gestão da empresa.

E se o seu concorrente está nas mídias e você não, é melhorar iniciar agora mesmo. Você precisa saber o que o seu concorrente faz e não ficar pra trás!

Não quer se comparar à concorrência? Busque empresas inspiradoras.

Não é preciso buscar ideias novas somente no que os concorrentes estão fazendo, pelo contrário, se você quer lançar novas tendências e se posicionar à frente da concorrência, busque inspiração em empresas que te motivam.

 

Redes sociais para negócios

Sua empresa tem um perfil no Instagram ou em outra rede? É muito importante que você esteja presente nas redes sociais e que entregue conteúdo para seu público, independente do seu mercado. Isso também faz parte da gestão da empresa!

Hoje em dia a maioria das pessoas está com o celular na mão quando está tomando café, na hora do almoço e principalmente no seu tempo de folga à noite, por exemplo. Certamente ela está em uma rede social e esse é o momento de você mostrar a sua empresa para ela, por isso crie uma conta, entregue conteúdo, crie engajamento, isso com certeza vai resultar em vendas para a sua empresa.   

Quer dicas para seu Instagram bombar? Clique e confira a LIVE que preparamos com o assunto!

 

Tenha o controle do financeiro da sua empresa

Se você é um empreendedor e ainda tem aquele famoso caderninho como “controle financeiro” da sua empresa, essa é hora de jogar ele fora! Rsrsrs

Um controle manual do financeiro da sua empresa pode prejudicar todo o seu negócio. As informações podem ser apagadas do seu caderno com um simples descuido ao derrubar uma xícara de café, além do mais quantos e quantos cadernos serão necessários para o seu controle financeiro?

É uma forma muito fácil de extravio e de perder as informações, por isso, softwares são nossos aliados na gestão da empresa.  Por meio deles e possível ter o controle de entradas e saídas, geração de relatórios, análise de resultados, monitoramento de estoque e muito mais.

Nós temos uma parceira ideal para solucionar esse problema, a OMIE.

Leia mais: Gestão Financeira – Como organizar o financeiro da minha empresa?

 

Separe as contas pessoais das profissionais

Sei que já falamos muitas vezes sobre o assunto, mas é importante que para uma boa gestão da empresa as contas pessoais e profissionais não se misturem.

Vamos dar um exemplo que pode ter acontecido com você, uma ação rápida que você nem percebeu.

Você contratou um novo empregado e por isso precisa de novos equipamentos para execução do trabalho, um notebook, por exemplo. A compra é realizada pela internet e como seu cartão de crédito pessoal estava próximo você facilitou e agilizou o pagamento.

Ops! Vamos rebobinar? O notebook é para uso do empregado nas execuções das atividades da empresa, certo? Portanto, a conta deve ser paga com o cartão de crédito da empresa e não pessoal.

Você pode até pensar que a conta será paga do seu bolso mesmo e que por isso não tem problema. Fique atento(a), você está misturando as contas da empresa com as contas pessoais, você já não tem mais o controle dos gastos e isso se torna uma bola de neve! Com certeza irá refletir na gestão financeira da sua empresa.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe com outros empreendedores!  :)

 

Deixe um comentário