Tchau burocracia: 05 dicas para diminuir a burocracia das empresas!


- O que os empreendedores querem? Diminuir a burocracia da sua empresa.

- Como eles querem? Processos rápidos e simples!

Pensando nisso, a Razonet preparou 05 dicas para diminuir a burocracia da sua empresa com ações do dia a dia, mas que farão toda a diferença em melhores resultados para o seu negócio. Quer saber quais são as dicas? Continue a leitura! 

 

     1. Utilize a tecnologia a favor do seu negócio: Tchau trabalhos repetitivos!

Tenha você muita ou pouca idade, com certeza sabe quem é Charles Chaplin e lembra do filme Tempos Modernos, onde Carlitos trabalhava como operário em procedimentos manuais rosqueando parafusos em uma fábrica.

O foco aqui é o trabalho repetitivo, mas você pode pensar: “Ah, mas o trabalho manual não tirava empregos”. Na verdade, o uso correto da tecnologia permite que as pessoas dediquem o seu tempo a serviços mais relevantes para a empresa, além do mais, o trabalho manual torna o procedimento muito mais lento e propenso a erros operacionais.

Vale ressaltar que o fato de um processo ser automatizado não tira oportunidades de emprego, pois novas funções vão surgindo a fim de melhorar a entrega do produto/serviço e proporcionar uma boa experiência de compra ao cliente. É assim que pensamos na Razonet! Ao substituir os trabalhos manuais por automações, os especialistas ganham mais tempo para se dedicar ao atendimento do cliente. Por isso, procure softwares que agilizem os processos da sua empresa e fique longe dos erros operacionais e perto da produtividade.  

Um exemplo bom de automação inteligente é o ERP, como é o caso da nossa parceira OMIE, uma plataforma de gestão online, que permite o gerenciamento de estoque, controle financeiro e muito mais.

 

     2. Reduza as reuniões

Dê mais tempo para a sua equipe investir em produtividade. Faça um checklist com as prioridades, realize reuniões somente quando necessário e chame apenas as pessoas que realmente são essenciais para a conversa. 

Disponível em Mercado Livre.

3. Tenha e revise os seus procedimentos

Como os serviços são realizados dentro da sua empresa? Você já desenhou em um quadro como forma de passo a passo ou como um mapa mental? Essa é a melhor forma de visualizar o que precisa ser feito e como precisa ser feito.

A produção de procedimentos operacionais resolve gargalos, faz com que as pessoas trabalhem mais rápido e entreguem a melhor solução.

Mas, além disso, é preciso revisar os procedimentos!

Faça a revisão mensalmente com as principais pessoas do projeto. Não é hora de ficar engessado, procure soluções no mercado que facilitem ainda mais esses processos para permitir o aprimoramento e mais tempo para a sua equipe investir no que realmente é preciso. Nessa hora lembre-se da dica número 1, o que for possível automatizar... automatize!

 

4. Autonomia para a equipe

Seus empregados possuem autonomia para tomada de decisões?

Em um procedimento de vendas, por exemplo, ele está autorizado a realizar negociações de acordo com o perfil do cliente?

Imagine ter que pedir para o superior imediato, que está em uma reunião com o superior geral e poderá responder apenas em 03 horas, o seu cliente não vai querer e não pode esperar. Por isso, avalie a possibilidade de autonomia para a sua equipe, isso permitirá um processo mais rápido e assertivo para sua empresa.

 

5. Contabilidade digital

Outra forma de diminuir a burocracia da sua empresa é contar com os serviços de uma contabilidade digital. Se você é cliente Razonet sabe do que estou falando, se você ainda não é cliente preste atenção nessas dicas.

As empresas de contabilidade digital buscam automatizar ao máximo o envio de declarações e as emissões de impostos a pagar. Aqui na Razonet você tem o acesso aos documentos da sua empresa pelo aplicativo com apenas alguns cliques. Além de ser mais fácil de acessar as informações, o aplicativo garante segurança para sua empresa e visualização do seu faturamento, custos e outros resultados de maneira mais simples. Isso tudo para ajudar a melhorar a eficiência e os resultados dos seus clientes.

Espero que o conteúdo tenha ajudado a diminuir a burocracia da sua empresa. Se você tiver alguma dica também, deixe nos comentários.

E se você ainda não é cliente Razonet, saiba como nós podemos ajudar a diminuir a burocracia da sua empresa. 

 

Deixe um comentário