Como Diminuir a Rotatividade de Pessoal na Empresa

06/05/2022 às 16:03:12 • 4 min de leitura
Como Diminuir a Rotatividade de Pessoal na Empresa
Você vem notando que, na sua empresa, os funcionários pedem demissão (ou você os demite) com muita frequência? Algo pode estar errado aí. Essa alta rotatividade de pessoal (também chamada de turnover) pode acontecer por vários motivos, mas muitos deles, você, como empreendedor e gestor, pode melhorar. Veja como!
 
Ações para diminuir a rotatividade de pessoal
 
Se a taxa de turnover da sua empresa está alta, vários motivos podem estar fazendo isso acontecer, como:
●       fatores controláveis: baixa remuneração, relacionamento interno conturbado, falta de valorização;
●       fatores semi-incontroláveis: insatisfação pessoal, falta de experiência e conhecimento.
Veja, como diminuir a rotatividade dos seus funcionários com ações controláveis:
 
Contrate o funcionário certo
 
Quando você contrata um profissional que esteja alinhado com a cultura da sua empresa e tenha o perfil exato que você procura, as chances de ele sair são bem menores. Por isso, um processo seletivo correto é tão importante.
A dica é, se puder, trabalhar com uma empresa terceirizada qualificada para contratar o profissional ideal.
 
Plano de carreira
 
Ninguém quer entrar em uma empresa que não oferece oportunidade de crescimento, certo? Por isso o plano de carreira é tão importante. Ele vai mostrar que a companhia se importa com o desenvolvimento do colaborador e vai deixá-lo mais motivado e com perspectiva.
Além disso, o plano de carreira também pede que você treine bem os funcionários. Lembre-se de que ninguém nasce sabendo todas as funções de um cargo e ensinar também faz parte do desenvolvimento e crescimento do funcionário dentro da empresa.
 
Dê benefícios para os funcionários
 
Além de um salário que esteja alinhado com o mercado, outra maneira de evitar a rotatividade de pessoal é oferecer benefícios aos funcionários.
Salvo o vale-transporte, vale-refeição, plano de saúde e seguro de vida, procure oferecer dias de folga no aniversário, eventuais emendas de feriados, flexibilização no horário de trabalho e parcerias com academias ou descontos em atividades de lazer, como teatro, cinema e livrarias.
 
Feedbacks e pesquisa de satisfação
 
Quando você quer saber o que seus clientes estão achando da sua empresa, provavelmente faz uma pesquisa de satisfação, certo? Por que não fazer isso também com o seu time?
Com essa comunicação interna, você já sabe dos possíveis pontos de melhoria para a empresa e evita que o funcionário peça demissão por estar insatisfeito com uma coisa que poderia ter resolvido facilmente.
 
 Bem-estar e segurança no trabalho
 
O bem-estar e a segurança são fundamentais para que o funcionário tenha uma boa qualidade de vida. Por isso invista em:
●       boas condições de higiene;
●       equipamentos de qualidade e confortáveis;
●       sala de lazer e descompressão;
●       espaço para refeições;
●       palestras e treinamentos sobre saúde mental, física e também segurança.

Agora que você já sabe como manter bons funcionários na sua empresa e diminuir a rotatividade de pessoal, continue acompanhando o blog da Razonet para dicas sobre gestão, empreendedorismo e tudo o mais que melhore o desempenho do seu negócio!

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.