Atendimento ao cliente: Dicas práticas

06/05/2022 às 15:28:54 • 5 min de leitura
Atendimento ao cliente: Dicas práticas
O atendimento de uma empresa envolve desde o processo de vendas até o atendimento diário de serviços recorrentes, como é o caso da Razonet. Neste artigo vamos te dar dicas práticas que irão ajudar a atender o seu cliente de uma forma mais positiva e que torne até mesmo dia a dia de seus empregados ainda mais leve.

Atendimento no departamento de vendas
Qual setor é de extrema importância dentro de uma empresa? Alguém arrisca um palpite? O departamento de vendas! O setor é um dos mais importantes dentro das empresas, afinal de contas é a porta de entrada do cliente, é o responsável pela primeira impressão que se tem da sua empresa.

O que irá definir se o seu cliente fará a compra do seu produto ou serviço é o atendimento do seu vendedor, é a simpatia, o conhecimento do serviço/produto oferecido. Esse é o ponto fundamental para que seu cliente compre da sua empresa e não do seu concorrente.

Atendimento humanizado
Se você já é cliente Razonet está cansado de saber sobre o conceito de atendimento humanizado, não é mesmo? Rsrs

Ninguém quer ser atendido por um robô e ser apenas mais um na fila do vendas. Os clientes querem se sentir únicos, querem receber a solução que procuram para os seus problemas.

E como fazer isso? Com o atendimento personalizado. Crie uma relação com o seu cliente, conheça os seus medos, as suas necessidades, deixe ele à vontade e assim vocês terão uma interação.
Como criar essa relação? Deixe o seu cliente falar!

Atendimento consultivo
Você deve estar acostumado com o atendimento tradicional, onde o vendedor tem o objetivo de que você compre um produto ou serviço da empresa. Esse tipo de atendimento funciona, mas ele não é tão assertivo quanto o atendimento consultivo.

Esse formato permite que, ao conversar com o cliente, você identifique pontos de necessidade, identifique qual é o produto/serviço que trará a solução para o problema dele. Uma boa conversa e humana irá permitir identificar o que o seu cliente precisa e isso fará com que você o deixe ainda mais satisfeito e realize mais vendas.

É importante destacar que talvez você não seja capaz de solucionar tudo o que o cliente precisa, não tem problema. Isso é solucionado no momento da conversa e ao agir com transparência você evita futuras insatisfações.

Por exemplo: já pensou alguém que entra em uma padaria pedindo para comprar um computador? Meio sem lógica, não é mesmo?! Ao conversar com o cliente você pode explicar: olá, aqui vendemos apenas massas, doces e salgados, não vendemos equipamentos eletrônicos, mas do outro lado da rua há uma loja em que você pode comprar um computador.

Parece muito óbvio quando falamos de comprar um computador em uma padaria, mas muitos serviços que utilizam conhecimentos técnicos ou muita tecnologia exigem que o cliente tenha um conhecimento maior sobre a sua solução, assim ele não vai pedir para comprar “computador em padaria”.

Agregue valor ao seu atendimento
A dica é fácil: treine a sua equipe! Parece bobo, mas é fundamental para que a sua empresa prospere.

Conheça o seu público, o seu produto, fique de olho nas técnicas e estratégias do seu concorrente. Faça com que as pessoas acreditem no que você está fazendo e aplique isso no dia a dia. Atenda o seu cliente como se ele fosse único!

Essas atitudes farão com que você venda certo, venda bem e escale!

O atendimento precisa sobreviver às mudanças
Quando o seu negócio é novo, ainda pequeno, é muito mais fácil realizar um atendimento, você consegue acompanhar de perto esse processo. Mas à medida que a sua empresa cresce, o que é muito bom, as coisas vão mudando, pessoas novas estão falando sobre seu produto/serviço.

Fique atento(a) e não deixe de atender bem o seu cliente!

E por último, surpreenda seu cliente! Entregue um serviço diferenciado e apresente o seu melhor, todos os dias. Uma boa experiência fará com que o seu cliente volte a comprar com você e divulgue a sua empresa.

Por hoje é isso! Espero que essas dicas possam ajudar e muito no atendimento com seus clientes. E quando precisar de serviços de contabilidade já sabe né? Entre em contato com a nossa equipe de atendimento! (:

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.