Análise de uma DRE — O Que é Importante Para o Meu Dia a Dia


Você sabe qual é a ideia por trás da análise de uma DRE (ou Demonstração do Resultado do Exercício)? Esse é um relatório muito importante, feito por contadores capacitados, e serve para que você, empresário, cuide melhor do seu negócio. Saiba como neste artigo!

 

Qual é a utilidade da DRE?

 

Sabemos que cuidar de um negócio é entrar em um mundo cheio de siglas, fórmulas e métricas que antes nunca tínhamos ouvido falar. A DRE é mais uma dessas combinações de letras que, em um primeiro momento, pode parecer complicada, mas fique tranquilo, você não precisa se tornar um especialista em DRE para gerir bem sua empresa. 

 

Estamos aqui para descomplicar.

 

Para ilustrar, pense dessa forma: quando você recebe uma conta de luz de valor alto, não precisa saber quais são os recursos que a companhia elétrica utilizou para chegar ao valor, apenas o que fazer com essa informação. No caso: economizar energia para diminuir o valor da conta, certo?

 

Com base nisso, o que você deve entender de verdade é que a análise de DRE ajuda o empreendedor a ter uma visão geral da saúde financeira do seu negócio por meio de informações como:

 

- despesas gerais;

- custos de produtos e serviços;

- receita de vendas e serviços;

- impostos sobre os produtos;

- lucro obtido;

 

Sabendo desses valores, você sabe também o que deve fazer. Assim como na conta de luz, em que você decidiu economizar.

 

O que a análise de uma DRE oferece para o dia a dia do seu negócio

 

Entender sobre as despesas torna a tomada de decisões e definição de estratégias administrativas muito mais fácil e assertiva, porque você saberá exatamente onde está ganhando e onde está perdendo dinheiro

 

Da mesma forma que uma pessoa precisa de um médico para fazer exames e analisar problemas de saúde, empresas precisam da DRE para terem um diagnóstico dos seus gastos e ganhos.

 

Confira como analisar uma DRE com a nossa Gerente de Operações Ana Salvatori:

A utilidade da DRE para o gestor

 

Seu contador elaborou a DRE e você não sabe exatamente o que fazer com essas informações? É a hora de realizar a análise! Os principais pontos que um gestor deve se atentar neste relatório são:

 

- o quanto sua empresa gera de receitas com vendas ou serviços;

- quanto o custo representa das suas receitas;

- quanto da sua receita está indo para pagar suas despesas;

- o que você consegue cortar de gastos; e

- o detalhamento de impostos.

 

Com base nessas informações, fica mais fácil saber pra onde está indo o dinheiro da sua empresa e o que é possível reduzir para melhorar os resultados do período.

 

Apresentação da DRE

 

Além de fornecer KPIs, a análise da DRE também é útil para fins externos. Depois do contador da empresa elaborar o demonstrativo, o empreendedor poderá apresentá-lo para:

 

- solicitação de créditos bancários;

- investidores;

- governo e órgãos fiscalizadores de empresas;

- conselhos fiscais.

 

Após a análise de uma DRE, indicamos que você converse com seu contador para que possam, juntos, encontrar novas estratégias. 

E sabe qual empresa de contabilidade digital está esperando para conversar sobre esse e outros temas com você? A Razonet, que atende por Telegram ou WhatsApp. Saiba mais sobre nossos serviços!

Deixe um comentário

Marcos

Mto bom o artigo. Obrigado!

11/02/2021 às 11h27

Razonet Contabilidade Digital

Oi, Marcos!! Ficamos felizes em poder ajudar. Conte conosco! <3

11/02/2021 às 11h52